Dois vocábulos empregados com sentidos que se opõem no text...
Leia o texto para responder a questão.
A China
Quem não está admirado com o milagre da China está apavorado. Não dá para pensar na China sem se entusiasmar ou se assustar.
Dentro de muito pouco tempo, vai acontecer o seguinte: a China vai tornar o resto do mundo supérfluo. Não vai ser preciso existir mais ninguém, de tanto que vai existir a China.
O nosso destino é, enquanto a China cresce, irmos ficando cada vez mais desnecessários. Em... o quê? Vinte anos?
A China terá o maior parque industrial, com a mão de obra mais abundante e, portanto, mais barata, da Terra, e produzirá de tudo para o maior mercado consumidor da Terra, que será qual? O dos chineses, mesmo ganhando pouco.
A China concentrará toda a atividade econômica do planeta entre as suas fronteiras. A China se bastará.
(Luis Fernando Verissimo. http://noblat.oglobo.globo.com/.26.10.2017. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão, que envolve interpretação de texto, focando em identificar dois vocábulos que têm sentidos opostos.
Alternativa Correta: B - admirado – apavorado (1º parágrafo).
Esses dois vocábulos, "admirado" e "apavorado", são antônimos contextuais, ou seja, têm significados opostos dentro do contexto do texto. "Admirado" refere-se a alguém que sente admiração, um sentimento positivo e de surpresa agradável. Já "apavorado" indica medo ou pavor, um sentimento negativo e de ansiedade.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - milagre – China (1º parágrafo): Os termos "milagre" e "China" não são opostos. Na verdade, o texto descreve o crescimento da China como algo admirável, quase um "milagre", mas não há oposição semântica entre os dois.
C - destino – desnecessários (3º parágrafo): "Destino" e "desnecessários" não são opostos. O texto sugere um destino onde outros países se tornariam desnecessários, mas não há oposição direta entre esses termos.
D - abundante – barata (4º parágrafo): Embora esses termos descrevam características distintas da mão de obra, "abundante" e "barata" não são antônimos. No contexto, "abundante" refere-se à quantidade e "barata" ao custo.
E - concentrará – bastará (5º parágrafo): "Concentrará" e "bastará" também não se opõem. "Concentrará" indica reunião ou concentração de algo, enquanto "bastará" significa ser suficiente, mas um não é o oposto do outro.
A chave para resolver questões de vocabulário oposto é focar em sentidos antagônicos dentro do contexto. Palavras que expressam sentimentos ou reações (como "admiração" e "pavor") são frequentemente usadas em oposição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
? Quem não está admirado com o milagre da China está apavorado. Não dá para pensar na China sem se entusiasmar ou se assustar.
? Ambos termos apresentam ideias antonímicas, sentido contrário.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Assertiva b
Quem não está admirado com o milagre da China está apavorado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo