A ereção peniana é um fenômeno fisiológico, que envolve meca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2873954 Medicina
A ereção peniana é um fenômeno fisiológico, que envolve mecanismos neurovasculares e endócrinos, cujo resultado final é o relaxamento da musculatura lisa do pênis, facilitando o influxo de sangue para os corpos cavernosos e promovendo o aumento e a rigidez peniana. A sinergia entre os efeitos psicogênicos e reflexos é importante para a obtenção e manutenção de uma ereção satisfatória. Sobre os mecanismos anátomo-fisiológicos da ereção, analise as afirmativas:

I- A ereção ocorre quando os mecanismos alfa-adrenérgicos do sistema nervoso simpático - que mantêm o estado de flacidez peniana - são inibidos pelo estímulo erótico ou sensorial, e ocorre aumento dos sinais excitatórios parassimpáticos, que gera relaxamento do tônus da musculatura lisa das artérias cavernosas, e consequente aumento no fluxo de sangue para os corpos cavernosos.

II- O mecanismo de ereção ocorre por aumento do cálcio intracelular na musculatura lisa peniana, promovida por ativação da acetilcolina.

III- As fosfodiesterases são enzimas que reduzem a concentração plasmáticas do GMPc, pois convertem o GMPc em GMP, aumentando o cálcio intracelular.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas