O período denominado de mil dias é também conhecido como “um...
O período denominado de mil dias é também conhecido como “uma janela de oportunidades”, o qual compreende os dois primeiros anos de vida da criança (270 dias de gestação somados a 730 dias de vida pós-uterina). No decorrer desses dias, tanto o déficit quanto o excesso calórico e nutricional representam aumento do risco de obesidade na infância, além de outros agravos à saúde.
-
Analise as afirmativas abaixo em relação a esse cenário.
-
1. No Brasil, o excesso de peso na infância não representa um problema de saúde pública; portanto, só há risco de desnutrição quando um déficit calórico/nutricional se instala na gestação ou lactação.
2. O período de aleitamento materno exclusivo (até os seis meses de vida) se enquadra nos mil dias, com destaque importante para as propriedades nutricionais do leite humano e sua capacidade de conferir proteção contra infecções intestinais e respiratórias.
3. O período de introdução da alimentação complementar se insere nos mil dias; portanto, caso ele seja mal conduzido, pode colaborar negativamente para hiperplasia e hipertrofia dos adipócitos e, assim desencadear excesso de peso.
4. Quando o organismo está em desenvolvimento, ele se encontra bastante susceptível a influências externas. Dentre elas, destacam-se a alimentação materna durante a gestação e lactação; e o aleitamento materno e a introdução da alimentação complementar (lactente).
-
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.