Segundo Iamamoto (2009, p.10) “A literatura recente sobre o...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Porque o messianismo é na questão, "elemento para a democracia"??
Assim, um desafio é romper as unilateralidades presentes nas leituras do trabalho do assistente social com vieses ora fatalistas, ora messiânicos, tal como se constata no cotidiano profissional (IAMAMOTO, 1992). As primeiras superestimam a força e a lógica do comando do capital no processo de (re) produção, submergindo a possibilidade dos sujeitos de atribuírem direção às suas atividades. Com sinal trocado, no viés voluntarista, a tendência é silenciar ou subestimar os determinantes histórico-estruturais objetivos que atravessam o exercício de uma profissão, deslocando a ênfase para a vontade política do coletivo profissional, que passa a ser superestimada, correndo-se o risco de diluir a profissionalização na militância stricto sensu.
O outro desafio é participar de um empreendimento coletivo, que permita, de fato, trazer, para o centro do debate, o exercício e/ou trabalho cotidiano do assistente social, como uma questão central da agenda da pesquisa e da produção acadêmica dessa área.
Fonte: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/iamamoto-201804131241048556780.pdf
Segundo o artigo, a autora enfatiza os conceitos de fatalismo e empreendimento coletivo, o que demonstra como correta a alternativa D.
Enunciado de questão mal elaborado. Leva-nos a compreender que Messianismo é elemento para a democracia.
Exatamente, errei por fazer essa leitura.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo