Os cuidados preventivos são fundamentais para a prática clín...
Os cuidados preventivos são fundamentais para a prática clínica na Atenção Primária. Analise as seguintes práticas:
I. Usar um teste de rastreamento e diagnóstico seguido por tratamento;
II. Usar estratégias de tratamento que limitem consequências adversas da doença;
III. Eliminar fatores de risco, remover causas e realizar campanhas de vacinação;
IV. Otimizar os recursos em saúde e legitimar o potencial terapêutico da demora permitida.
Em relação ao nível de prevenção, essas práticas são classificadas, respectivamente, como:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda o conceito de níveis de prevenção na prática clínica da Atenção Primária à Saúde. Para resolvê-la, é necessário compreender as diferentes estratégias de prevenção em saúde pública, classificadas em quatro níveis: prevenção primária, prevenção secundária, prevenção terciária e prevenção quaternária.
Justificativa da Alternativa Correta:
Alternativa C: secundária, terciária, primária e quaternária é a correta. Vamos analisar cada prática associada a esses níveis:
I. Usar um teste de rastreamento e diagnóstico seguido por tratamento: Isso se refere à prevenção secundária. Este nível de prevenção envolve a detecção precoce de doenças, permitindo uma intervenção oportuna para impedir a progressão da doença.
II. Usar estratégias de tratamento que limitem consequências adversas da doença: Trata-se de prevenção terciária. Este nível visa reduzir as complicações e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas.
III. Eliminar fatores de risco, remover causas e realizar campanhas de vacinação: Este é um exemplo de prevenção primária, que busca impedir o surgimento de doenças através da promoção da saúde e proteção específica.
IV. Otimizar os recursos em saúde e legitimar o potencial terapêutico da demora permitida: Isso refere-se à prevenção quaternária. Este nível visa evitar a medicalização excessiva e proteger os pacientes de intervenções desnecessárias.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: primária, secundária, terciária e quaternária: A ordem dos níveis não está correta, pois a prática I refere-se à prevenção secundária, não primária.
Alternativa B: primária, quaternária, terciária e secundária: A sequência está incorreta, pois a prática I é secundária, não primária, e a prática III é primária, não terciária.
Alternativa D: secundária, quaternária, primária e terciária: A prática II é terciária, mas está sendo citada como quaternária nesta alternativa, tornando-a incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo