Quanto aos riscos de auditoria, um exemplo de risco de cont...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1706452 Auditoria
Quanto aos riscos de auditoria, um exemplo de risco de controle é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão aborda o conceito de riscos de auditoria, focando especificamente no risco de controle. Para entender este tema, é necessário conhecer os diferentes tipos de riscos de auditoria: risco de controle, risco inerente e risco de detecção. O risco de controle refere-se à possibilidade de que os controles internos da empresa não consigam prevenir ou detectar erros ou fraudes.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa B: "Quando, mesmo havendo um funcionário no caixa, este cometer erros."

Essa alternativa é a correta porque descreve uma situação em que há um processo ou controle interno em vigor (a presença de um funcionário no caixa), mas esse controle não é eficaz o suficiente para impedir que erros ocorram. Isso ilustra precisamente o conceito de risco de controle, onde falhas nos controles internos permitem a ocorrência de erros.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: "A não presença de um funcionário no caixa, o que pode facilitar furtos."

Embora a ausência de um funcionário possa aumentar o risco de furtos, esta situação reflete mais um problema de falta de controle do que um risco dos controles existentes. Portanto, não se encaixa no conceito de risco de controle.

Alternativa C: "Quando o auditor, ao fazer testes, usa amostras muito pequenas."

Essa situação está relacionada ao risco de detecção, que se refere à possibilidade de que procedimentos do auditor não detectem erros. Não se trata de risco de controle, pois não tem relação direta com os processos internos da empresa.

Alternativa D: "Quando o desenvolvimento tecnológico pode tornar um produto obsoleto."

Esta alternativa está ligada ao risco de negócio ou de mercado, não ao risco de controle. Refere-se a riscos econômicos enfrentados pela empresa no mercado e não à eficácia dos controles internos.

Alternativa E: "Quando oscilações financeiras comprometem o patrimônio da empresa."

Assim como a alternativa anterior, esta descreve um risco econômico, relacionado a condições financeiras externas, e não um risco de controle.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBC TA 200

RISCO DE CONTROLE: é a possibilidade de que os controles internos adotados pela administração não sejam eficazes para prevenir, detectar e corrigir tempestivamente distorções nas afirmações que, individualmente ou em conjunto com outras distorções, possam ser relevantes.

Ou seja, o risco de controle é a função da efetividade do controle interno.

GABARITO B

 

NBCT 16.8

Estrutura de controle interno compreende: ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoramento.

O controle existe, mas não é eficiente.

NBCTA 200(R1), A40 e A41.

RISCO INERENTE é mais alto...

  1. Cálculos complexos ou contas compostas de valores derivados de estimativas contábeis sujeitas à incerteza significativa de estimativa.
  2. Circunstâncias externas que dão origem a riscos de negócios.
  3. Desenvolvimentos tecnológicos podem tornar obsoleto um produto específico, tornando assim o estoque suscetível de distorção em relação à superavaliação.
  4. Falta de capital de giro suficiente para a continuidade das operações ou um setor em declínio caracterizado por um grande número de falências.

RISCO DE CONTROLE

  1. Erros ou equívocos humanos.

Linda questão!!

É importante destacar que o risco de Controle está associado ao Risco de Distorção relevante, isto é, "o risco de que as demonstrações contábeis contenham algum erro antes mesmo da realização da auditoria". (NBC TA 200) É um risco relacionado a existência da entidade e seus processos, que não envolve a atuação do auditor.

O risco de distorção relevante pode ser inerente ou de controle.

a) Inerente é suscetibilidade de uma afirmação(...)antes da consideração de quaisquer controles relacionados. (NBC TA 200)

Isto é, o risco inerente é o risco que existe simplesmente por um processo existir. Não se relaciona a nenhum controle!

b)  risco de controle(...)não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.(NBC TA 200)

Portanto, o risco de controle considera a existência de um controle! A questão pede um Exemplo de risco de controle!

a)ERRADO, a não presença de um funcionário no caixa, o que pode facilitar furtos. (Risco inerente, pois não existe controle apropriado)

b)CORRETO, quando, mesmo havendo um funcionário no caixa, este cometer erros. (Risco de Controle, é o risco de que mesmo com um controle ainda existe a possibilidade).

c)ERRADO, Risco do uso da amostragem!

d e e) ERRADO, está associado ao uso de procedimentos analíticos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo