Shiyali Ramamrita Ranganathan, pensador indiano, que viveu e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1008091 Biblioteconomia

Shiyali Ramamrita Ranganathan, pensador indiano, que viveu entre 1892-1972, deixounos um legado intelectual que ainda hoje nos atrai e nos instiga a pensar a profissão do bibliotecário. Como afirma Antônio Agenor Briquet de Lemos (2009, p. xiii), trata-se de uma obra clássica, “porque permanece atual, trazendo lições sempre úteis mesmo quando a tecnologia da informação dá a impressão de os bibliotecários de hoje estarem muito à frente do mundo de Ranganathan”. Nesse contexto de discussão, as cinco leis da Biblioteconomia por ele formuladas, em 1931, ainda, continuam em cena. Numere a primeira coluna (leis da Biblioteconomia) de acordo com a segunda coluna (enunciados das leis):


Primeira Coluna:

( ) Os livros são para todos.

( ) Os livros são para usar.

( ) Poupe o tempo do leitor.

( ) A biblioteca é um organismo em crescimento.

( ) Para cada livro seu leitor.


Segunda Coluna:

1 – O livro é uma das fontes de informação que impulsiona o conhecimento. Diante dessa premissa, um sistema de bibliotecas deve ser estruturado adequadamente, tendo como foco a prestação de serviços dirigidos à potencialização da promoção do uso da informação contida nos livros.

2 – Implica o conceito de “Educação para todos”. Sendo assim, a preservação dos livros é imprescindível para que a difusão da informação seja assegurada na perspectiva de que cada usuário encontre a informação que lhe seja apropriada.

3 – O sistema de bibliotecas deve conhecer os seus usuários para dirigir-lhes a informação certa no momento oportuno. Trata-se de um pressuposto que envolve a competência informacional do bibliotecário para buscar e acessar a informação necessária aos usuários.

4 – A organização e recuperação da informação tornam-se relevantes na medida em que podem diminuir o tempo de resposta aos usuários que demandam os serviços biblioteconômicos.

5 – Nada é propriamente fixo e imutável. Nesse sentido, uma instituição bibliotecária deve ser essencialmente variável, migratória, assumir novas aparências e formas, assim como todos os organismos vivos o fazem.


Assinale a sequência correta:

Alternativas