Shiyali Ramamrita Ranganathan, pensador indiano, que viveu e...
Shiyali Ramamrita Ranganathan, pensador indiano, que viveu entre 1892-1972, deixounos um legado intelectual que ainda hoje nos atrai e nos instiga a pensar a profissão do bibliotecário. Como afirma Antônio Agenor Briquet de Lemos (2009, p. xiii), trata-se de uma obra clássica, “porque permanece atual, trazendo lições sempre úteis mesmo quando a tecnologia da informação dá a impressão de os bibliotecários de hoje estarem muito à frente do mundo de Ranganathan”. Nesse contexto de discussão, as cinco leis da Biblioteconomia por ele formuladas, em 1931, ainda, continuam em cena. Numere a primeira coluna (leis da Biblioteconomia) de acordo com a segunda coluna (enunciados das leis):
Primeira Coluna:
( ) Os livros são para todos.
( ) Os livros são para usar.
( ) Poupe o tempo do leitor.
( ) A biblioteca é um organismo em crescimento.
( ) Para cada livro seu leitor.
Segunda Coluna:
1 – O livro é uma das fontes de informação que impulsiona o conhecimento. Diante dessa premissa, um sistema de bibliotecas deve ser estruturado adequadamente, tendo como foco a prestação de serviços dirigidos à potencialização da promoção do uso da informação contida nos livros.
2 – Implica o conceito de “Educação para todos”. Sendo assim, a preservação dos livros é imprescindível para que a difusão da informação seja assegurada na perspectiva de que cada usuário encontre a informação que lhe seja apropriada.
3 – O sistema de bibliotecas deve conhecer os seus usuários para dirigir-lhes a informação certa no momento oportuno. Trata-se de um pressuposto que envolve a competência informacional do bibliotecário para buscar e acessar a informação necessária aos usuários.
4 – A organização e recuperação da informação tornam-se relevantes na medida em que podem diminuir o tempo de resposta aos usuários que demandam os serviços biblioteconômicos.
5 – Nada é propriamente fixo e imutável. Nesse sentido, uma instituição bibliotecária deve ser essencialmente variável, migratória, assumir novas aparências e formas, assim como todos os organismos vivos o fazem.
Assinale a sequência correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: 2, 1, 4, 5, 3. Vamos entender por que essa é a resposta certa analisando cada uma das Leis da Biblioteconomia de Ranganathan e seus respectivos enunciados:
1ª Lei: "Os livros são para usar"
Essa lei é sobre a utilização ativa dos livros, incentivando seu uso em prol do conhecimento e a prestação de serviços biblioteconômicos. Na segunda coluna, essa ideia está representada pelo enunciado 1, que destaca a importância de impulsionar o uso das informações contidas nos livros.
2ª Lei: "Para cada livro seu leitor"
Esta lei enfatiza que cada livro tem o leitor certo, e cabe à biblioteca garantir que ele chegue a esse leitor. A descrição corresponde ao enunciado 3, que fala sobre direcionar a informação certa ao usuário certo no momento oportuno.
3ª Lei: "Poupe o tempo do leitor"
A lei visa à eficiência na disponibilização da informação, para otimizar o tempo dos usuários. Esta ideia está refletida no enunciado 4, que discute a importância da organização e recuperação da informação para diminuir o tempo de resposta aos usuários.
4ª Lei: "Os livros são para todos"
Refere-se à democratização do acesso à informação, sendo a preservação dos livros fundamental. Isso se alinha com o enunciado 2, que aborda o conceito de educação e acesso à informação para todos.
5ª Lei: "A biblioteca é um organismo em crescimento"
Essa lei reflete a natureza dinâmica das bibliotecas, que devem estar em constante evolução. O enunciado 5 expressa esta ideia ao afirmar que as bibliotecas devem ser variáveis e adaptáveis.
Agora, vejamos a justificativa para as alternativas incorretas:
A - 3, 5, 2, 4, 1: Esta sequência não relaciona corretamente as leis com seus respectivos enunciados, especialmente a primeira e a última.
B - 4, 2, 5, 3, 2: Aqui, as associações entre as leis e os enunciados também não estão corretas, confundindo conceitos como o uso dos livros e a democratização da informação.
C - 5, 3, 1, 2, 4: Mais uma vez, as leis não estão corretamente relacionadas com os enunciados, evidenciando uma interpretação equivocada dos conceitos.
E - 1, 4, 3, 1, 5: Esta opção repete enunciados, o que imediatamente a desqualifica, além de não associar corretamente as ideias.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor as Leis de Ranganathan e como aplicar esse conhecimento em questões de concurso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os livros são para todos (2)
"As bibliotecas são coleções de livros, formadas para atender a uma finalidade especial. Que finalidade é essa? 'Uso' é a resposta dada pela Primeira Lei. Qual a utilidade dos livros? Os livros fornecem informação; eles educam [...] Se os livros são instrumentos de educação, a lei PARA CADA PESSOA O SEU LIVRO pressupõe o conceito EDUCAÇÃO PARA TODOS. Isso revela a questão fundamental." (RANGANATHAN, 2009, p. 51)
Os livros são para usar (1)
"[...] as bibliotecas eram vistas, nessa época, não como organizações voltadas para a promoção do uso dos livros, mas para sua preservação" (RANGANATHAN, 2009, p. 6)
A primeira lei trata o livro como um MEIO, e não como um fim em si mesmo.
Poupe o tempo do leitor (4)
"A quarta lei - Poupe o Tempo do Leitor - permeia praticamente todas as demais. Os serviços de informação devem preocupar-se não somente em satisfazer a necessidades, mas em satisfazer a necessidades do modo mais eficiente possível. Hoje se sabe que a acessibilidade de um serviço de informação é o principal fator determinante de seu uso." (LANCASTER, 1996)
A biblioteca é um organismo em crescimento (5)
"Reza a Quinta Lei: A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO. É um fato biológico indiscutível que somente o organismo que se desenvolve é o que sobrevive. Um organismo que pare de se desenvolver acabará por se paralisar e perecer. A Quinta Lei chama nossa atenção para o fato de a biblioteca, como instituição, possuir todos os atributos de um organismo em crescimento. Um organismo em crescimento absorve matéria nova, elimina matéria antiga, muda de tamanho e assume novas aparências e formas. Além das mudanças bruscas e aparentemente descontínuas dessa metamorfose, está também sujeito a uma mudança lenta e contínua, que conduz ao que se conhecer como 'variação', em linguagem biológica, e para a evolução de novas formas." (RANGANATHAN, 2009, p. 241)
Para cada livro o seu leitor (3)
"Com a enunciação da terceira lei podemos dizer que o bibliotecário deve perceber as necessidades de cada usuário, respeitar as suas diferenças individuais."
http://eooci.uff.br/as-cinco-leis-da-biblioteconomia-e-o-exercicio-profissional/#:~:text=Atualmente%2C%20estas%20Cinco%20Leis%20permeiam,Indexa%C3%A7%C3%A3o%3B%20Atendimentos%20aos%20Usu%C3%A1rios%20etc.
RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.
LANCASTER, F. Avaliação de serviços de biblioteca. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
Gabarito: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo