Os fármacos inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816114 Farmácia
Os fármacos inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) são anti-hipertensivos muito utilizados na prática clínica. Assinale, a seguir, um fármaco inibidor da enzima conversora de angiotensina, com meia-vida de, aproximadamente, duas horas, devendo ser administrado 2 a 3 vezes ao dia.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os **inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA)** são uma classe de medicamentos usados principalmente para tratar hipertensão arterial e algumas condições cardíacas. Esses fármacos agem bloqueando a transformação da angiotensina I em angiotensina II, um potente vasoconstritor, reduzindo assim a pressão arterial.

A questão exige que você identifique um medicamento específico dessa classe, considerando a sua meia-vida e a frequência de administração.

Alternativa Correta: C - Captopril

Justificativa: O Captopril é um inibidor da ECA que possui uma meia-vida de aproximadamente duas horas. Devido a essa meia-vida curta, ele precisa ser administrado várias vezes ao dia, geralmente 2 a 3 vezes, para manter seu efeito anti-hipertensivo.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Enalapril: O Enalapril possui uma meia-vida mais longa, permitindo geralmente uma administração uma vez ao dia. Logo, não se encaixa no perfil de administração frequente como o Captopril.

B - Lisinopril: Similar ao Enalapril, o Lisinopril também apresenta uma meia-vida maior, podendo ser administrado apenas uma vez ao dia. Portanto, não é a resposta correta.

D - Anlodipino: O Anlodipino não é um inibidor da ECA, mas sim um bloqueador de canal de cálcio. Isso o torna inadequado para a pergunta, que pede especificamente um inibidor da ECA.

Compreender as características farmacológicas, como a meia-vida dos fármacos, é essencial para determinar a frequência de administração e adequação ao tratamento, aspectos frequentemente abordados em questões de concurso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As concentrações máximas de enalaprilate, o metabólito ativo do enalapril, são observadas em 3 a 4 horas após a administração do enalapril.

A meia-vida do enalaprilate é de cerca de 11 horas.

Captopril tem meia vida de 2,2 horas.

Fonte: Katzung, 2017

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo