Os fármacos Anti-Inflamatórios Não Esteroides (AINEs) são c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816117 Farmácia
Os fármacos Anti-Inflamatórios Não Esteroides (AINEs) são classificados, praticamente, em dois grupos – os inibidores seletivos da ciclo-oxigenase 2 e os inibidores não seletivos da ciclo-oxigenase. São consideradosfármacos seletivos da ciclo-oxigenase 2:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os Anti-Inflamatórios Não Esteroides (AINEs) são medicamentos usados para reduzir inflamação, dor e febre. Eles agem inibindo uma enzima chamada ciclo-oxigenase (COX), que é essencial na formação de prostaglandinas – substâncias que promovem a inflamação.

Os AINEs são classificados em dois grupos principais: inibidores seletivos da ciclo-oxigenase 2 (COX-2) e inibidores não seletivos. Os inibidores seletivos da COX-2 são desenvolvidos para minimizar problemas gástricos associados aos AINEs tradicionais, por isso, é muito importante saber diferenciá-los.

Alternativa Correta: B - Celecoxibe e meloxicam

Justificativa: O celecoxibe é um AINE que atua de forma seletiva na inibição da COX-2, diminuindo o risco de efeitos colaterais gástricos. O meloxicam, embora menos seletivo que o celecoxibe, também possui maior afinidade pela COX-2 em comparação à COX-1, sendo classificado como preferencial para COX-2.

Análise das alternativas incorretas:

A - Piroxicam e meloxicam: O piroxicam não é seletivo para a COX-2, ele é um inibidor não seletivo, significando que afeta tanto COX-1 quanto COX-2.

C - Ibuprofeno e indometacina: Ambos, ibuprofeno e indometacina, são inibidores não seletivos da COX. Eles inibem tanto a COX-1 quanto a COX-2, e portanto, não são considerados inibidores seletivos da COX-2.

D - Diclofenaco e indometacina: O diclofenaco tem uma certa preferência pela COX-2, mas ainda assim, não é considerado um inibidor seletivo da COX-2. A indometacina é um inibidor não seletivo.

Portanto, a resposta correta é a alternativa B, pois ambos os fármacos citados, celecoxibe e meloxicam, são classificadamente relacionados à inibição preferencial ou seletiva da COX-2.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Piroxicam, Ibuprofeno, Indometacina não são seletivos de cox 2,

Seguem a ordem celecoxibe = diclofenaco = meloxicam = etodolaco < valdecoxibe <<

rofecoxibe < lumiracoxibe = etoricoxibe para seletividade crescente para a COX-2.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo