As Infecções Respiratórias Agudas (IRA) são infecções do ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608012 Enfermagem
As Infecções Respiratórias Agudas (IRA) são infecções do aparelho respiratório que afetam trato respiratório superior (IRA altas) e/ou inferior (IRA baixas), e podem acometer indivíduos em qualquer faixa etária, inclusive nos extremos da vida.
De acordo com a localização da infecção no trato respiratório, as doenças relacionadas nas alternativas abaixo são consideradas como IRA altas, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D - Bronquiolite é a correta, pois, entre as opções fornecidas, é a única condição que não é considerada uma Infecção Respiratória Aguda (IRA) alta.

Vamos entender melhor o que são as Infecções Respiratórias Agudas e como elas se classificam.

Infecções Respiratórias Agudas (IRA) são infecções que afetam o sistema respiratório e são classificadas em dois tipos principais: as IRA altas e as IRA baixas. A diferença entre elas está na localização da infecção no trato respiratório.

IRA Altas: Estas infecções ocorrem no trato respiratório superior, que inclui o nariz, seios da face, faringe e laringe. Exemplos de doenças que se encaixam nessa categoria são:

  • Otite - Infecção do ouvido, comumente associada a processos inflamatórios na região do trato respiratório superior.
  • Amigdalofaringite - Inflamação das amígdalas e faringe, comum em resfriados e infecções de garganta.
  • Adenoidite - Inflamação das adenoides, tecido localizado atrás das cavidades nasais, que também faz parte do trato respiratório superior.

IRA Baixas: Estas infecções afetam o trato respiratório inferior, que inclui traqueia, brônquios e pulmões. A Bronquiolite, mencionada na alternativa D, é uma infecção que ocorre nos bronquíolos, ou seja, nas partes mais baixas do trato respiratório, por isso é considerada uma IRA baixa.

Justificativas:

  • Alternativa A - Otite: É uma IRA alta, pois afeta o ouvido médio, parte do trato respiratório superior.
  • Alternativa B - Amigdalofaringite: Também é uma IRA alta, uma vez que ocorre na faringe e amígdalas.
  • Alternativa C - Adenoidite: Esta condição afeta as adenoides, localizadas no trato respiratório superior, classificando-a como uma IRA alta.
  • Alternativa D - Bronquiolite: Corretamente identificada como a exceção, já que esta é uma IRA baixa, acometendo os bronquíolos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata das Infecções Respiratórias Agudas (IRA) e suas localizações no trato respiratório. A alternativa correta é a letra D, que afirma que a Bronquiolite não é considerada uma IRA alta. As IRA altas são aquelas que afetam o trato respiratório superior, como a Otite, a Amigdalofaringite e a Adenoidite. Já a Bronquiolite é uma IRA baixa, pois afeta o trato respiratório inferior. É importante que o aluno tenha conhecimento sobre as diferentes localizações das IRA, já que isso pode ser cobrado em questões de concursos públicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo