De acordo com o Ministério da Saúde (2017), a hanseníase é ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608013 Enfermagem
De acordo com o Ministério da Saúde (2017), a hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. O agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que tem alta infectividade, baixa patogenicidade e alta virulência. A doença é endêmica e com alto potencial incapacitante, por acometer, principalmente, os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos.

Em relação à Hanseníase, assinale a alternativa que não corresponde:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D, pois essa é a única que não corresponde à verdade sobre a hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Ela é conhecida por acometer principalmente os nervos periféricos e a pele, e é de notificação compulsória no Brasil.

Alternativa A: A hanseníase é de fato classificada em paucibacilar e multibacilar com base no número de lesões cutâneas. A forma paucibacilar tem até 5 lesões e a multibacilar apresenta mais de 5 lesões. Assim, essa alternativa está correta.

Alternativa B: O tratamento da hanseníase é realizado com poliquimioterápico e é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. Este tratamento é essencial para prevenir a transmissão e evitar incapacidades. Assim, essa afirmação está correta.

Alternativa C: A duração do tratamento varia entre seis a doze meses, dependendo da forma da doença (paucibacilar ou multibacilar). Portanto, essa alternativa também está correta.

Alternativa D: A via de transmissão da hanseníase não é a percutânea, mas sim a respiratória. A doença é transmitida pelo contato próximo e prolongado com as secreções respiratórias de pessoas que têm hanseníase bacilífera não tratada. Por isso, essa alternativa é a incorreta.

Compreender a hanseníase, suas formas, tratamento e transmissão é fundamental para o manejo adequado da doença, especialmente em um contexto de saúde pública. Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente.

Essa questão caberia recurso, pq a letra C está correta visto que o tratamento para PB é de 6 meses e para MB 12 meses.

A duração do tratamento é de seis a doze meses de acordo com a forma de doença.

Questão mal formulada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo