Assinale a alternativa que apresenta uma baropatia qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q483338 Medicina Legal
Assinale a alternativa que apresenta uma baropatia que ocorre por exposição continuada e prolongada a ambientes de baixa pressão.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra A


Baropatias são alterações provocadas no corpo humano pela exposição a ambientes de alta pressão, baixa pressão ou decorrente de variações bruscas na pressão ambiental.

A questão pede qual a baropatia associada à exposição continuada e prolongada a ambientes de baixa pressão.

Portanto, vejamos:


a) . doença de Monge

CERTO: A doença do Monge é a forma crônica da Doença das Montanhas. Trata-se de exposição continuada e prolongada a grandes altitudes (ambientes de baixa pressão). Observa-se diminuição da ventilação pulmonar e, consequentemente, da oxigenação do sangue, aumentando a liberação de eritropoetina, o que aumenta a produção de glóbulos vermelhos. São características dos pacientes: alto hematócrito (lábios enegrecidos e mucosas de coloração vinho-escura), dedos com extremidades em baqueta de tambor, sintomas neurológicos (cefaleia, tonturas, parestesias e sonolência) e alterações psíquicas (irritabilidade, depressão e alucinações).


b). forma clássica da doença das montanhas

ERRADO:  A forma clássica da doença das montanhas é decorrente de exposição aguda (recente: de 12h a 96h) a altitudes elevadas (normalmente superiores a 3000m). Ou seja, não corresponde ao comando da questão, o qual solicita uma baropatia devido à exposição continuada e prolongada (crônica).


c). edema pulmonar das grandes altitudes

ERRADO: O Edema pulmonar das grandes altitudes é um quadro agudo, de aparecimento brusco, após cerca de 1 a 3 dias após a exposição (podendo chegar a 10 dias) a altitudes superiores a 3000m. Ocorre em subidas rápidas seguida de trabalho físico intenso. Portanto, não corresponde ao comando da questão, o qual solicita uma baropatia devido à exposição continuada e prolongada (crônica).


d). barotrauma

ERRADO: Barotrauma é uma baropatia decorrente da exposição a ambientes de altas pressões, não baixas, como solicita o comando da questão. O aumento da pressão pode ocasionar lesões em órgãos e cavidades que contenha ar, tais como ouvido, seios da face, pulmões, tubo digestivo e dentes. Ex: mergulhadores de altas profundidades. 



e). doença da descompressão

ERRADO: A doença da descompressão é um quadro agudo instalado em indivíduos submetidos à variação da pressão ambiental, podendo levar ao surgimento de bolhas no interior dos líquidos orgânicos (normalmente compostas em maior proporção por nitrogênio). Exemplos: mal dos caixões e mal dos aviadores. Portanto, não corresponde ao comando da questão, o qual solicita uma baropatia devido à exposição continuada e prolongada (crônica) a baixas pressões.


Referências:


1). Hercules, Hygino de Carvalho. Medicina Legal - Texto e Atlas. São Paulo: Editora Atheneu, 2011.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mal das montanhas e uma designação geral aplicada a duas formas diferentes de uma síndrome observada a grandes altitudes nos indivíduos que não estão acostumados a elas.

mal das montanhas agudo caracteriza-se por hiperventilação alveolar, hiperoxigenação e hipocapnia. As suas manifestações clínicas são: dores de cabeça, vômitos e dispnéia. A administração de oxigênio proporciona nítidas melhoras.

mal das montanhas crônico (eritremia das grandes altitudes, doença dos Andes, DOENÇA DO MONGE) manifesta-se nos indivíduos que vivem em grandes altitudes. Caracteriza-se por hipoventilação alveolar (que agrava a hipoxemia), hipercapnia arterial, diminuição da saturação da hemoglobina em oxigênio no sangue arterial e policitemia extrema; os seus sintomas incluem, além dos da forma aguda, cianose acentuada, hipocratismo digital e por vezes insuficiência cardíaca congestiva. As melhoras obtêm-se transportando o doente para o nível do mar.

Meus caros a medida que aumenta-se a altura o ar fica mais rarefeito, provocado a diminuição da pressão atm, assim as pessoas tem mais dificuldades em respirar nestes ambientes.nestes ambientes a temperatura de ebulição diminui, ao passo que quanto menor for altura a temperatura ebulição também aumenta, Princípio funcionamento da panela pressão.

assim:
maior altura - menor pressão
menor altura - maior pressão
lembre-se:mau das montanhas = doença do monge
Segundo Hygino(2014:309), a doença de Monge é a forma crônica da doença das montanhas, sendo própria de indivíduos já maduros que habitam há muito tempo nas grandes altitudes. Apresentam dedos em baqueta de tambor.

RJGR

MAL DAS MONTANHAS ou MAL DOS AVIADORES

Normalmente acontece em altitudes superiores a 2500 metros e tem como sintomas mais comuns: cefaleia, dispneia (dificuldade para respirar), anorexia, fadiga, insônia, tonturas e vômitos (possibilidade de evolução para edema pulmonar e edema cerebral).

hipobarismo: é produzido pela refração de ar em grandes altitudes. À medida que a altura aumenta,

o nível de oxigênio diminui. Para compensar o organismo produz mais glóbulos vermelhos. Causa

alteração no organismo pela rarefação do ar e consequente hipoxemia. Pode também ocorrer

vazamento de líquido para os pulmões, ocasionando a morte por asfixia. Esta espécie de

“barotrauma” é chamada de “mal das montanhas” ou “mal dos aviadores” ou doença de Monge.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo