Assinale a alternativa que apresenta uma baropatia qu...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra A
Baropatias são alterações provocadas no corpo humano pela exposição a ambientes de alta pressão, baixa pressão ou decorrente de variações bruscas na pressão ambiental.
A questão pede qual a baropatia associada à exposição continuada e prolongada a ambientes de baixa pressão.
Portanto, vejamos:
a) . doença de Monge
CERTO: A doença do Monge é a forma crônica da Doença das Montanhas. Trata-se de exposição continuada e prolongada a grandes altitudes (ambientes de baixa pressão). Observa-se diminuição da ventilação pulmonar e, consequentemente, da oxigenação do sangue, aumentando a liberação de eritropoetina, o que aumenta a produção de glóbulos vermelhos. São características dos pacientes: alto hematócrito (lábios enegrecidos e mucosas de coloração vinho-escura), dedos com extremidades em baqueta de tambor, sintomas neurológicos (cefaleia, tonturas, parestesias e sonolência) e alterações psíquicas (irritabilidade, depressão e alucinações).
b). forma clássica da doença das montanhas
ERRADO: A forma clássica da doença das montanhas é decorrente de exposição aguda (recente: de 12h a 96h) a altitudes elevadas (normalmente superiores a 3000m). Ou seja, não corresponde ao comando da questão, o qual solicita uma baropatia devido à exposição continuada e prolongada (crônica).
c). edema pulmonar das grandes altitudes
ERRADO: O Edema pulmonar das grandes altitudes é um quadro agudo, de aparecimento brusco, após cerca de 1 a 3 dias após a exposição (podendo chegar a 10 dias) a altitudes superiores a 3000m. Ocorre em subidas rápidas seguida de trabalho físico intenso. Portanto, não corresponde ao comando da questão, o qual solicita uma baropatia devido à exposição continuada e prolongada (crônica).
d). barotrauma
ERRADO: Barotrauma é uma baropatia decorrente da exposição a ambientes de altas pressões, não baixas, como solicita o comando da questão. O aumento da pressão pode ocasionar lesões em órgãos e cavidades que contenha ar, tais como ouvido, seios da face, pulmões, tubo digestivo e dentes. Ex: mergulhadores de altas profundidades.
e). doença da descompressão
ERRADO: A doença da descompressão é um quadro agudo instalado em indivíduos submetidos à variação da pressão ambiental, podendo levar ao surgimento de bolhas no interior dos líquidos orgânicos (normalmente compostas em maior proporção por nitrogênio). Exemplos: mal dos caixões e mal dos aviadores. Portanto, não corresponde ao comando da questão, o qual solicita uma baropatia devido à exposição continuada e prolongada (crônica) a baixas pressões.
Referências:
1). Hercules, Hygino de Carvalho. Medicina Legal - Texto e Atlas. São Paulo: Editora Atheneu, 2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mal das montanhas e uma designação geral aplicada a duas formas diferentes de uma síndrome observada a grandes altitudes nos indivíduos que não estão acostumados a elas.
O mal das montanhas agudo caracteriza-se por hiperventilação alveolar, hiperoxigenação e hipocapnia. As suas manifestações clínicas são: dores de cabeça, vômitos e dispnéia. A administração de oxigênio proporciona nítidas melhoras.
O mal das montanhas crônico (eritremia das grandes altitudes, doença dos Andes, DOENÇA DO MONGE) manifesta-se nos indivíduos que vivem em grandes altitudes. Caracteriza-se por hipoventilação alveolar (que agrava a hipoxemia), hipercapnia arterial, diminuição da saturação da hemoglobina em oxigênio no sangue arterial e policitemia extrema; os seus sintomas incluem, além dos da forma aguda, cianose acentuada, hipocratismo digital e por vezes insuficiência cardíaca congestiva. As melhoras obtêm-se transportando o doente para o nível do mar.
assim:
maior altura - menor pressão
menor altura - maior pressão
lembre-se:mau das montanhas = doença do monge
MAL DAS MONTANHAS ou MAL DOS AVIADORES
Normalmente acontece em altitudes superiores a 2500 metros e tem como sintomas mais comuns: cefaleia, dispneia (dificuldade para respirar), anorexia, fadiga, insônia, tonturas e vômitos (possibilidade de evolução para edema pulmonar e edema cerebral).
hipobarismo: é produzido pela refração de ar em grandes altitudes. À medida que a altura aumenta,
o nível de oxigênio diminui. Para compensar o organismo produz mais glóbulos vermelhos. Causa
alteração no organismo pela rarefação do ar e consequente hipoxemia. Pode também ocorrer
vazamento de líquido para os pulmões, ocasionando a morte por asfixia. Esta espécie de
“barotrauma” é chamada de “mal das montanhas” ou “mal dos aviadores” ou doença de Monge.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo