Os gastos do governo com a implantação de uma nova unidade m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q90901 Economia
No que se refere à contabilidade nacional, instrumento importante
para o entendimento da mensuração dos grandes agregados
econômicos, julgue os itens a seguir.

Os gastos do governo com a implantação de uma nova unidade médica, exceto aqueles referentes aos pagamentos dos médicos e demais funcionários públicos, são contabilizados como gastos governamentais e, como tais, contribuem para elevar tanto o produto interno como a renda disponível do período.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Errado -  Os gastos do governo com a implantação de uma nova unidade médica, inclusive aqueles referentes aos pagamentos dos médicos e demais funcionários públicos, são contabilizados como gastos governamentais e, como tais, contribuem para elevar tanto o produto interno como a renda disponível do período.
Inversamente poderia ser dito que o erro está em "renda disponível" porque o gasto do governo (G) sem os salários entra apenas na equação do PIB e não da renda. 
PIB = C + G + I + X - M
renda = salários + juros + aluguéis + lucros 
O erro da questão não estaria no fato de "nova unidade médica" ser investimento ( I ) e não gastos do governo ( G )?

Os gastos com a implantação de uma nova unidade médica são gastos de capital (despesas de capital ou investimentos). Assim, são contabilizados como investimento (“I”) e não como gastos governamentais.

Os pagamentos dos médicos e demais funcionários públicos são contabilizados como gastos governamentais (“G”). De uma forma intuitiva, podemos também assinalar que ambos os gastos contribuem para elevar o produto interno e a renda disponível do período.

Fonte: Héber Carvalho

Não é possível aumentar a renda disponível do período se o pagamento dos médicos e demais funcionários foram excluídos dos gastos governamentais.

Gab. E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo