As infecções hospitalares ou infecções relacionadas à assis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608015 Enfermagem
As infecções hospitalares ou infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) constituem um grave problema de saúde pública com morbi-mortalidade elevada, altos custos assistenciais e comprometimento da qualidade da assistência do serviço de saúde por se tratar de eventos adversos preveníveis. No ano de 2013, o Ministério da Saúde, a ANVISA e a FioCruz publicaram seis Protocolos de Segurança do Paciente para reforçar as práticas de segurança e prevenir eventos adversos relacionados à assistência à saúde: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

Sobre as IRAS, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A questão aborda um tema essencial na área de Enfermagem: as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Essas infecções são eventos adversos que ocorrem nos serviços de saúde, sendo grande preocupação devido à sua alta taxa de morbi-mortalidade, custos elevados e impacto na qualidade do atendimento.

Para entender e responder a esta questão, é necessário ter conhecimento sobre as medidas de prevenção de infecções e o manejo seguro dos pacientes em ambientes hospitalares.

Justificativa da Alternativa A:

A afirmação da alternativa A está correta. A pele é, de fato, uma das principais vias de eliminação ou porta de saída de microrganismos no corpo humano. Quando a pele está danificada ou perfurada, como acontece em procedimentos invasivos ou feridas, ela pode servir como uma via de saída para potenciais agentes infecciosos. Reconhecer as portas de saída é fundamental para implementar medidas de controle e prevenção de infecções.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: Embora a higienização das mãos seja uma medida extremamente eficaz na prevenção de IRAS e de baixo custo, ela é uma medida individual e não coletiva. A afirmação está incorreta ao descrever a higienização das mãos como uma medida coletiva.

Alternativa C: A tricotomia pré-operatória, quando necessária, deve ser realizada fora da sala cirúrgica para reduzir o risco de infecção. Preferencialmente, deve ser feita o mais próximo possível do momento da cirurgia e em ambiente controlado, mas não na sala cirúrgica.

Alternativa D: As feridas não são classificadas “quanto ao grau de abertura” com os termos usados na alternativa. Na realidade, elas são classificadas de acordo com o risco de infecção, como limpas, limpas-contaminadas, contaminadas e infectadas, mas não com base em abertura.

Com esse entendimento, fica claro que a alternativa A é a única precisa em seu enunciado sobre as portas de saída de infecção no organismo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

" A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde (LARSON, 2001; CDC, 2002) "

LINK: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pdf - página 63.

Num te dá um ódio dessas bancas mise**vel não?!

Verdade

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo