“Novas engrenagens internacionais transformam a economia mun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - História |
Q1008288 Conhecimentos Gerais

“Novas engrenagens internacionais transformam a economia mundial, as grandes potências hegemônicas descobrem, nas áreas periféricas — inclusive no Brasil —, um mercado lucrativo para aplicações financeiras e passam a investir fortemente ali, onde a mão de obra é barata, os direitos sociais estão longe de serem conquistados e a matéria-prima é farta e disponível. O capitalismo financeiro complementa as conquistas dos países industrializados e os trustes e cartéis darão novas formas às políticas monopolistas”.

(NEVES, Margarida de Souza. Os cenários da República. O Brasil na virada do século XIX para o século XX. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de A.N. (Orgs.) O Brasil Republicano. O tempo do liberalismo excludente. Da Proclamação da República à Revolução de 1930. 4.ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.)


Considerando que o fragmento acima faz referência ao processo de consolidação e expansão do capitalismo em fins do século XIX, dentro de um constructo de ideal moderno de civilização e progresso, e que neste momento o Brasil passa por mudanças importantes com a instauração da República e os impactos daí decorrentes, marque a alternativa correta acerca do Brasil:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

Vamos entender melhor o contexto da questão e a alternativa correta.

O texto trata da consolidação e expansão do capitalismo no final do século XIX e início do século XX. Ele destaca como as grandes potências hegemônicas encontraram nas áreas periféricas, como o Brasil, um mercado lucrativo para investimentos financeiros, graças à mão de obra barata, direitos sociais pouco consolidados e abundância de matéria-prima.

Esse processo ocorreu em um momento em que o Brasil estava passando por mudanças significativas com a instauração da República, afetando as dimensões pública e privada, tanto nas cidades quanto no campo. A questão nos pede para identificar a alternativa que melhor descreve como esses impactos se manifestaram no Brasil.

Agora, analisando a alternativa correta:

Alternativa C:

Com o advento da República, os impactos dos ideais modernos de civilização e progresso operam de modo disforme nas escalas espaço-temporais, seja na política ou na vida cotidiana, nas ideias ou nas práticas, nas principais cidades e capitais, bem como nas vilas do interior e nos sertões do país.

A alternativa C está correta porque ela reconhece que os impactos dos ideais modernos de civilização e progresso não foram uniformes em todo o território brasileiro. Houve uma discrepância nas escalas espaço-temporais e nos diferentes contextos sociais e geográficos do país. Isso significa que esses impactos se manifestaram de formas variadas na política, na vida cotidiana, nas ideias e nas práticas, tanto nas principais cidades e capitais quanto nas vilas do interior e sertões.

Este reconhecimento da diversidade e desigualdade nos impactos é crucial para entender a complexidade do processo de modernização no Brasil durante a transição para a República.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer por que a alternativa C é a correta e como os ideais de civilização e progresso afetaram o Brasil de maneira desigual.

Se precisar de mais alguma coisa, não hesite em perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo