As endonucleases de restrição são proteínas de grande impor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567835 Biomedicina - Análises Clínicas

As endonucleases de restrição são proteínas de grande importância dentro da tecnologia do ADN recombinante, sendo fundamentais, por exemplo, na análise da estrutura dos cromossomos, seqüenciamento de longas moléculas de ADN, isolamento de genes e na criação de novas moléculas de ADN que podem ser posteriormente clonadas em distintos tipos de vetores. Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Um pedaço de ADN, produzido pela ação de uma enzima de restrição, também pode ser clivado especificamente em fragmentos menores por ação de outra enzima de restrição.

II. A maioria das enzimas de restrição reconhece sequências de dois a seis pares de bases e hidrolizam uma ligação fosfodiéster na fita de ADN, a exemplo da Pst I que é um palíndromo.

III. As enzimas de restrição são amplamente encontradas em uma grande variedade de procariotos. Sua função básica é reconhecer uma sequência de bases específica na fita simples de ADN em lugares determinados, fazendo cortes no eixo de simetria abruptos ou cortes assimétricos coesivos.

Assinale:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - somente a afirmativa I está correta. As enzimas de restrição reconhecem sequências específicas de bases no DNA e clivam a fita de DNA em locais específicos, mas a afirmativa II está incorreta ao afirmar que a maioria das enzimas de restrição reconhece sequências de dois a seis pares de bases - algumas enzimas de restrição reconhecem sequências mais longas. Além disso, a afirmativa III está incorreta ao afirmar que as enzimas de restrição são amplamente encontradas em uma grande variedade de procariotos - elas também podem ser encontradas em eucariotos e são frequentemente usadas na tecnologia do DNA recombinante em aplicações como a clonagem de genes.

II. A maioria das enzimas de restrição reconhece sequências de dois a seis pares de bases e hidrolizam uma ligação fosfodiéster na fita de ADN, a exemplo da Pst I que é um palíndromo.

Enzimas de restrição tipo I - clivam a 1000pb de distância do sítio de restrição

Enzimas de restrição tipo II - clivam a 4-, 6- ou 8pb de distância do sítio de restrição

Enzimas de restrição tipo III - clivam em 2 sítios de restrição, a 25pb de distância do sítio de restrição

III. As enzimas de restrição são amplamente encontradas em uma grande variedade de procariotos. Sua função básica é reconhecer uma sequência de bases específica na fita simples de ADN em lugares determinados, fazendo cortes no eixo de simetria abruptos ou cortes assimétricos coesivos.

-- existem enzimas restrição também em eucariotos

-- reconhecem sequencia de bases específicas na fita dupla de DNA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo