“O golpe de outubro de 1930, que deslocou as tradicionais ol...
“O golpe de outubro de 1930, que deslocou as tradicionais oligarquias do epicentro do poder, tem sido tratado na historiografia a partir de diferentes vertentes explicativas. [...] Propondo uma interpretação alternativa, Fausto crê que a Revolução de 1930 deve ser entendida como o resultado de conflitos intraoligárquicos fortalecidos por movimentos militares dissidentes, que tinham como objetivo golpear a hegemonia da burguesia cafeeira. Contudo, em virtude da incapacidade das demais frações de classe para assumir o poder de maneira exclusiva, e com o colapso político da burguesia do café, abriu-se um vazio no poder. A resposta para essa situação foi o Estado de compromisso”.
(FERREIRA, M.de M.; SÁ PINTO, S.C. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge.; DELGADO, Lucília de A.N. (Orgs.) O Brasil Republicano. O tempo do liberalismo excludente. Da Proclamação da República à Revolução de 1930. 4.ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010).
Considerando a vertente explicativa mencionada no fragmento acima, marque a alternativa correta a respeito das características do Estado de Compromisso.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta, que explica as características do Estado de Compromisso estabelecido após a Revolução de 1930, é a letra B. Este período foi marcado por uma maior centralização do poder, com as oligarquias locais passando a ter uma subordinação mais acentuada ao poder central.
Além disso, houve a ampliação do intervencionismo estatal, que deixou de focar exclusivamente na área do café, passando a abranger outras esferas econômicas. Essa mudança foi acompanhada por uma tentativa de racionalização na exploração de recursos fundamentais, seguindo uma lógica mais alinhada aos interesses do capitalismo internacional.
Contrariando a tendência liberal anterior, os quadros dirigentes começaram a abandonar as fórmulas liberais, aproximando-se de um pensamento mais autoritário. Isso representou uma guinada significativa na política brasileira, que se afastou dos ideais de liberalismo clássico e se aproximou de práticas centralizadoras e de maior controle estatal sobre a economia e a sociedade.
Portanto, a opção B reflete com precisão a dinâmica do Estado de Compromisso, que foi uma resposta ao colapso político da burguesia cafeeira e ao vácuo de poder resultante, caracterizando-se pelo incremento do papel do Estado na economia e pela centralização política.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
Era Vargas: centralização; subordinação das oligarquias; ampliação do intervencionismo; abandono das fórmulas liberais; pensamento autoritário.
GABARITO B
VARGAS? SENAC!
SIMPATIZANTE AO FASCISMO
ESTATIZANTE
NACIONAL EXACERBADO
AUTORITÁRIO
CENTRALIZADOR
Além disso, ele também fez as escola técnicas, como o próprio SENAC ;D
A) Uma maior centralização, com a subordinação das oligarquias ao poder central, a redução do intervencionismo e estabelecimento de certa racionalização na utilização de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional. Progressiva adesão às fórmulas liberais pelos quadros dirigentes e distanciamento das matrizes do pensamento autoritário.
C)Uma maior descentralização, com a divisão do poder entre as oligarquias tradicionais e as classes médias urbanas, o fortalecimento dos sindicatos e diálogo com a classe operária, a redução do intervencionismo e o estabelecimento de certa racionalização na utilização de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional. Progressiva adesão às fórmulas liberais pelos quadros dirigentes e distanciamento das matrizes do pensamento autoritário.
D) Uma maior centralização, com a divisão do poder entre as oligarquias tradicionais e as classes médias urbanas, o fortalecimento dos sindicatos e diálogo com a classe operária, a ampliação do intervencionismo e o estabelecimento de certa racionalização na utilização de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional. Progressivo abandono das fórmulas liberais pelos quadros dirigentes e aproximação das matrizes do pensamento autoritário.
E) Uma maior centralização, com a insubordinação das oligarquias ao poder central, a redução do intervencionismo, que deixa de ser restrito à área do café, além do estabelecimento de certa racionalização na utilização de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional. Progressivo abandono das fórmulas liberais pelos quadros dirigentes e aproximação com matrizes do pensamento autoritário.
Erro da alternativa D?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo