Um fragmento de ADN, contendo um gene humano, por exemplo, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567836 Biomedicina - Análises Clínicas

Um fragmento de ADN, contendo um gene humano, por exemplo, pode ser unido ao ADN de um vetor e a nova molécula de ADN formada pode então ser introduzida numa célula hospedeira (por exemplo, uma bactéria). O vetor utilizado desta maneira é chamado vetor de clonagem e o ADN propagado por inserção num destes vetores é chamado de clone. Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Os vetores de clonagem são pequenas moléculas lineares de ADN fita dupla, derivados de plasmídeos maiores que ocorrem naturalmente nas células bacterianas.

II. Os vetores de clonagem possuem um sítio único de clonagem, permitindo a inserção sítio-específica de outra molécula de ADN (o inserto).

III. O vetor de expressão tem como objetivo gerar o produto gênico, ou seja, o gene de interesse é clonado no vetor de expressão e assim é possível se obter a expressão de um insumo biotecnológico como a insulina, por exemplo.

Assinale:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa I está incorreta, pois os vetores de clonagem não são moléculas lineares de ADN fita dupla, mas sim moléculas circulares de ADN fita dupla derivadas de plasmídeos bacterianos. A afirmativa II está correta, pois os vetores de clonagem possuem um sítio único de clonagem que permite a inserção sítio-específica de outra molécula de ADN. A afirmativa III também está correta, pois o vetor de expressão é utilizado para gerar o produto gênico, como a insulina, por exemplo. Portanto, a resposta correta é a alternativa D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo