Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madrid, d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - História |
Q1008297 História

Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madrid, demarcando as possessões entre as coroas ibéricas. O monumento, que representa o acordo diplomático, é o “Marco do Jauru”, que, hoje, encontra-se fixado na praça Barão do Rio Branco, em frente à igreja Matriz de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, e ainda resiste à ação do tempo. A peça é feita de mármore e tem aproximadamente 20 palmos de altura, o que equivale a 4,4 metros.

(MENDES, Luís César Castrillon. Entre memórias esquecimentos: o marco do Jauru e seus translado pela Fronteira Oeste. In: GARCIA, Domingos Sávio da Cunha e MICELLI, Paulo Celso. História e Fronteira. Cáceres: UNEMAT editora, 2014. p. 98-115).


Sobre a representatividade do monumento, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Tratado de Madrid, assinado em 1750 por Portugal e Espanha, tinha como objetivo estabelecer as fronteiras entre as possessões das duas coroas ibéricas. Como um símbolo deste acordo, o "Marco do Jauru" foi erigido, e hoje é localizado na praça Barão do Rio Branco, diante da igreja Matriz da cidade de Cáceres, situada a uma distância de 250 km de Cuiabá.

O "Marco do Jauru" é uma estrutura feita de mármore, com uma altura aproximada de 20 palmos, o que corresponde a cerca de 4,4 metros. Apesar de resistir ao passar do tempo, é importante destacar a sua relevância enquanto patrimônio histórico e material, atestando as disputas territoriais entre portugueses e espanhóis.

A respeito da representatividade deste monumento, é incorreto afirmar que:

  • A mudança de localização do monumento para a cidade de Cáceres, onde agora é uma atração turística, interfere na compreensão do processo histórico que levou à assinatura do Tratado de Madrid. Essa mudança não elimina o seu valor histórico ou o contexto em que foi originado.

Portanto, a alternativa que contém a afirmação incorreta é:

B - A mudança de lugar do monumento impossibilita a compreensão do processo histórico que culminou com a assinatura do Tratado.

As outras afirmações são corretas, pois reconhecem a importância do "Marco do Jauru" como um patrimônio que pode ser reinterpretado e ressignificado de acordo com novos contextos históricos, políticos e sociais.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo