A delinquência juvenil é um sério problema que acontece freq...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê e analisar cada uma das alternativas.
Alternativa B: Esta alternativa está correta. A delinquência juvenil pode ser compreendida através das relações estabelecidas no ambiente familiar. Muitas vezes, disfunções familiares, como falta de comunicação, ausência de limites e conflitos constantes, podem servir como base para comportamentos delinquentes. O ambiente familiar desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional e comportamental do jovem, e suas disfunções podem ser fatores de risco significativos para a delinquência.
Alternativa A: Está incorreta porque, embora a evasão escolar seja um problema recorrente associado à delinquência juvenil, a escola tem, sim, responsabilidades significativas no acompanhamento do aluno. Instituições educacionais devem atuar em parceria com a família e a comunidade para mitigar os riscos associados à evasão escolar.
Alternativa C: Esta opção sugere que o abuso de substâncias está ligado à delinquência juvenil, o que é parcialmente verdadeiro. No entanto, o termo "perturbações psicológicas moderadas" é vago e pode ser enganoso. Nem todas as perturbações psicológicas moderadas estão intimamente relacionadas à delinquência juvenil, e há uma complexidade maior na relação entre saúde mental e comportamento delinquente.
Alternativa D: Apesar de a adolescência ser de fato uma fase de agitação e tensão intensa, não é correto afirmar que em todos os casos de delinquência essa fase fica mais comprometida ou que sempre será necessário o auxílio de profissionais. Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Alternativa E: Está incorreta pois não é preciso ou correto afirmar que o comportamento delinquente necessariamente se inicia antes da adolescência ou que sempre se manifesta na infância. Embora alguns comportamentos problemáticos possam ser detectados cedo, a generalização não é adequada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Contextualizando...
A adolescência consiste no período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta. Caracteriza-se por um processo de maturidade crescente, que envolve uma série de transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais. É um período em que o jovem perde a confiança completa que possuia durante a infância, nos pais, quando estes eram os principais modelos a serem seguidos e, portanto, os seus grandes heróis. Passando agora para autoconfiança no manejo da vida, a partir de suas próprias ideias de experiencias sobre o mundo.
É nessa fase que tem início a puberdade com visíveis alterações físicas como o estirão do crescimento, o luto pela perda do corpo infantil e perda da identidade e papeis infantis, pelos pais da infância. Diante de tantas transformações e percepções, o jovem, parte para a construção de sua identidade, através da busca de valores e de objetos pessoais mais permanentes. Nesse sentido, aumenta-se a necessidades de vivências e atitudes de tendência grupais, a necessidade de fantasiar e intelectualizar, uma vez que o seu desenvolvimento cognitivo já permite criar hipóteses. Observa-se uma capacidade de senso crítico e, por isso, podem ocorrer crises religiosas, atitudes sociais revindicatórias e condutas contraditórias.
https://oficinadepsicologia.com/adolescencia-uma-fase-de-mudanca/
Gabarito: B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo