A historiografia mato-grossense tem produzido pesquisas que ...
A historiografia mato-grossense tem produzido pesquisas que estão ajudando a reescrever capítulos já conhecidos sobre importantes momentos da História do Brasil, como exemplo citamos a Guerra contra o Paraguai (1864-1870). No dia 11 de junho de 1865, travou-se às margens do Rio Riachuelo, afluente do Rio Paraguai, uma das batalhas mais emblemáticas da Guerra. Após violentos ataques e contra-ataques, a marinha imperial brasileira logrou êxito no confronto. Os aliados (Brasil, Argentina e Uruguai) previam uma vitória militar rápida, pois acreditavam que estava cortada a comunicação da República do Paraguai com o exterior, por meio da Bacia Platina, ao sul. Contudo, a guerra se prolongaria além do esperado.
A Província de Mato Grosso, palco norte do conflito, passou a ser considerada peça fundamental para entender a capacidade de resistência paraguaia. Corumbá, cidade localizada à margem direita do Rio Paraguai e que faz fronteira com a Bolívia, foi ocupada pelo exército de Francisco Solano López – Presidente do Paraguai - no início da guerra, em 1865, a ocupação se estenderia até 1868.
(SILVA, L. L. N. da. Caminhos Abertos pela Guerra (1865-1868). Revista de Educação Pública. Cuiabá, v.21, n. 46, p. 413-424, maio/ago. 2012).
Com base no texto acima e na imagem localizada abaixo, marque a alternativa CORRETA no que concerne as estratégias do Paraguai para sustentar o conflito, mesmo com a desvantagem logística:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (12)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - A produção no Paraguai era local e de primeira necessidade, ou seja, não tinha uma grande capacidade de produção interna. Em caso de guerra necessitariam sim de ajuda vinda do exterior
B - Pra mim nem faz sentido. Mesmo que o exército aliado não soubesse aproveitar a fragilidade logística do Paraguai, essa mesma insuficiência faria o serviço por si.
C - Claro que houve pressa em terminar o conflito. Estender a guerra dizimou metade da população do Paraguai entre adultos e crianças, ninguém previu um atrocidade desse tamanho, eles só queria vencer a guerra e estabelecer sua superioridade.
D - O Paraguai não recebeu apoio da Inglaterra. Ao contrario do que muitos dizem a Inglaterra não tinha interesse nessa guerra e se fosse ficar de algum lado ficaria do lado do Brasil com quem já mantinha relações diplomáticas. Além disso o Paraguai NÃO TEM um litoral.
GAB-E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo