Na Fronteira Oeste, sudoeste de Mato Grosso e leste da Bolív...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - História |
Q1008299 Conhecimentos Gerais
Na Fronteira Oeste, sudoeste de Mato Grosso e leste da Bolívia, habitam os chiquitanos. A identidade cultural chiquitana foi forjada pela experiência reducional jesuíta hispânica durante o período colonial. Em que pese a prevalência da língua chiquita, outros grupos étnicos indígenas ajudaram a compor a complexa elaboração identitária dos chiquitanos. Em meio às disputas territoriais entre as monarquias portuguesa e espanhola e, principalmente, após a expulsão dos jesuítas da América Hispânica (1767), os indígenas passaram a se deslocar pelo espaço fronteiriço, recriando-se em ambos os lados dos frágeis limites políticos constituídos. Contemporaneamente, os “índios bolivianos” — como são designados por segmentos da sociedade mato-grossense — são protagonistas das discussões que envolvem a demarcação de suas terras.
Diante desse quadro, identifique a assertiva que NÃO corresponde às análises sobre os indígenas chiquitanos na atualidade:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C

A questão aborda a complexidade da identidade cultural dos chiquitanos, um grupo indígena que vive na Fronteira Oeste, no sudoeste de Mato Grosso e leste da Bolívia. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimentos sobre a história e cultura indígena na América Latina, especialmente no contexto das reduções jesuítas e das disputas territoriais entre monarquias europeias.

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a assertiva C é a que não corresponde às análises sobre os indígenas chiquitanos na atualidade:

A - Ocupam uma área estratégica do ponto de vista político e econômico, uma vez que a Fronteira, via de regra, é analisada sob o prisma da segurança nacional, ao mesmo tempo em que a demarcação das terras indígenas impacta o uso dessas para o agronegócio.
Esta alternativa está correta. A área ocupada pelos chiquitanos é, de fato, estrategicamente importante para questões de segurança nacional e para o agronegócio.

B - O povo chiquitano é reconhecido como uma das etnias que habitam o território mato-grossense.
Esta assertiva também está correta. Os chiquitanos são reconhecidos como uma das etnias indígenas de Mato Grosso.

C - Não se pode afirmar que atualmente exista uma cultura indígena chiquitana, uma vez que, devido aos processos históricos de miscigenação e desvalorização da identidade cultural, a etnia foi praticamente extinta.
Esta alternativa é incorreta. Apesar dos processos históricos de miscigenação e desafios culturais, a cultura chiquitana continua existindo, com suas tradições e identidade reconhecidas tanto no Brasil quanto na Bolívia.

D - Tem crescido o número de estudos historiográficos que têm como objeto elementos da história e cultura chiquitana no Brasil, como uma consequência da aplicação da Lei 11.645/08.
Esta alternativa está correta. A Lei 11.645/08, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, contribuiu para o aumento de estudos sobre a cultura chiquitana.

E - Mantêm características culturais comuns, mesmo integrando um espaço fronteiriço e transnacional, adaptando-se às realidades do Brasil e do país vizinho, a Bolívia.
Esta assertiva também está correta. Os chiquitanos mantêm características culturais próprias, adaptando-se às condições de vida tanto no Brasil quanto na Bolívia.

Portanto, a alternativa correta é C, pois ela é a única que não corresponde à realidade atual dos chiquitanos, que ainda preservam sua identidade cultural apesar dos desafios históricos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo