O estudo dos fenômenos ondulatórios constitui parte importan...
O estudo dos fenômenos ondulatórios constitui parte importante da física, tendo reflexos em diversas áreas como a óptica, a acústica, o eletromagnetismo e a teoria quântica. Com relação aos movimentos ondulatórios e à propagação de ondas, julgue o item seguinte.
De acordo com a teoria da relatividade restrita, não há efeito
Doppler para a luz.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Existe também efeito Doppler para a luz. Por exemplo, isto é usado pelos radares nas estradas: microondas são emitidas por uma fonte e refletida pelo carro em movimento. A diferença entre a frequência de emissão e reflexão fornece a velocidade do carro.
A Teoria da Relatividade Restrita estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais. Foi baseada nos Postulados da Relatividade (as leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial) e da Constância da Velocidade da Luz (a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial) Infere-se então que há efeito Doppler para luz..
Resposta ERRADO
Professor
O efeito Doppler não ocorre somente com o som. Como foi dito, esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, ou seja, é possível observar esse fenômeno com qualquer tipo de onda. Dessa forma, podemos observar o efeito Doppler com a luz, que também é uma onda. Para esse caso, o fenômeno do efeito Doppler se manifesta na mudança de cor que é percebida pelo observador, uma pessoa, por exemplo, que se aproxima de um sinal de trânsito que está vermelho, percebe a coloração vermelha mais intensa se ela estiver parada, pois a frequência de onda luminosa é maior do que quando a pessoa está em movimento.
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-efeito-doppler.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo