A Resolução CONAMA N.º 382, de 26 de dezembro de 2006, de...
I. Os separadores do tipo ciclone têm o princípio de operação baseado na força gravitacional, são menos eficientes que um lavador tipo venturi, contudo têm menor custo de aquisição e manutenção.
II. A relação líquido/gás é um dos parâmetros mais importantes de um lavador de gás e representa a relação do fluxo de água necessário para a limpeza do gás e a vazão do mesmo.
III. A velocidade do gás na entrada de um separador tipo ciclone deve ser maior que a velocidade de decantação da partícula sólida.
IV. O cake em filtros manga, que é a fração de material particulado que fica retida no tecido, é responsável pelo aumento da queda de pressão e da diminuição da eficiência do filtro.
V. O princípio de operação de um precipitador eletrostático é a força elétrica que age sobre o fluxo de gás e o material particulado, atraindo estes até os eletrodos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A filtragem nos filtros de manga é realizada pela passagem do ar carregadas de partículas através das mangas onde as partículas ficam retidas na superfície e nos poros dos fios, formando um bolo (cake) que atua também como meio filtrante. Para reduzir a resistência ao fluxo do ar o bolo deve ser periodicamente desalojado.
I. Os separadores do tipo ciclone têm o princípio de operação baseado na força centrífuga, são menos eficientes que um lavador tipo venturi, contudo têm menor custo de aquisição e manutenção.
II. A relação líquido/gás é um dos parâmetros mais importantes de um lavador de gás e representa a relação do fluxo de água necessário para a limpeza do gás e a vazão do mesmo. CORRETO
III. A velocidade do gás na entrada de um separador tipo ciclone deve ser maior que a velocidade de decantação da partícula sólida. CORRETO
IV. O cake em filtros manga aumenta a eficiência do filtro.
V. "Imagine uma corrente gasosa escoando no interior do espaço entre duas grandes placas planas verticais. As partículas em suspensão na corrente gasosa estão carregadas eletricamente e, entre as placas, uma alta tensão (normalmente 40 kV a 50 kV) é aplicada. Ao entrar neste espaço, as partículas serão desviadas em direção à placa com sinal contrário ao da carga das partículas, onde serão coletadas, sendo, portanto, removidas da corrente gasosa.
A velocidade adquirida pela partícula ao se deslocar em direção à placa é chamada velocidade de migração e tem a direção das linhas de força do campo elétrico".
REFERÊNCIAS
CALIJURI, M. do C.; CUNHA, D. G. F. da (orgs). Engenharia ambiental: conceitos, tecnologias e gestão. 2. ed. Rio de Janeiro:Elsevier, 2019.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo