O estudo dos fenômenos ondulatórios constitui parte importan...
O estudo dos fenômenos ondulatórios constitui parte importante da física, tendo reflexos em diversas áreas como a óptica, a acústica, o eletromagnetismo e a teoria quântica. Com relação aos movimentos ondulatórios e à propagação de ondas, julgue o item seguinte.
Para que seja observado um padrão estável de interferência entre ondas luminosas, é necessário que as fontes de luz sejam coerentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para que seja observado um padrão estável de interferência entre ondas luminosas, é necessário que as fontes de luz sejam coerentes, ou seja, precisam ser formadas por ondas de mesma frequência e direção, mantendo uma relação de fase constante entre si. Quando conhcido o valor instantâneo do campo elétrico em um dos pontos, é possível prever o outro.
Resposta CERTO
Comentário do professor
Fontes coerentes são fontes cuja diferença de fase é constante; suas ondas propagam-se com a mesma frequência e no mesmo meio, têm a mesma velocidade e, consequentemente, o mesmo comprimento de onda. Duas fontes coerentes geram sempre ondas com a mesma configuração relativa: se ambas produzem um pico num determinado instante, elas sempre vão gerar picos nos mesmos instantes sucessivos. Se, num determinado instante, uma fonte produz um pico e a outra um vale, sempre que uma produzir um pico a outra produzirá um vale.
Fonte: Alberto Gaspar. Física 2. 2003.
Para que seja observado um padrão estável de interferência entre ondas luminosas, é necessário que as fontes de luz sejam coerentes.
Aq não vale a regra do Prof de Informática Nhisinho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo