Constitui função privativa do Psicólogo, exceto:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q519024 Psicologia
Constitui função privativa do Psicólogo, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa D - diagnóstico neurológico é a correta, pois não constitui uma função privativa do psicólogo.

Para entender essa questão, é necessário ter conhecimento sobre as funções privativas do psicólogo, conforme determinado pelas resoluções do Conselho Federal de Psicologia. Tais funções estão relacionadas principalmente ao diagnóstico psicológico, orientação profissional, psicopedagógica, e à solução de problemas de ajustamento, entre outros.

Vamos analisar cada alternativa:

A - diagnóstico psicológico: Esta é uma função privativa do psicólogo. Envolve a avaliação e interpretação de testes e entrevistas para compreender o estado psicológico de um indivíduo.

B - orientação e seleção profissional: Também é uma função do psicólogo, que pode auxiliar indivíduos na escolha de carreiras e no desenvolvimento de habilidades para o ambiente de trabalho.

C - orientação psicopedagógica: Embora possa haver a colaboração com outros profissionais, o psicólogo tem um papel importante na orientação psicopedagógica, ajudando a melhorar o processo de aprendizagem e desenvolvimento educacional dos indivíduos.

D - diagnóstico neurológico: Alternativa correta. O diagnóstico neurológico é uma função do médico neurologista, que possui treinamento específico para diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos.

E - solução de problemas de ajustamento: Esta função está diretamente ligada ao trabalho do psicólogo, que atua para ajudar indivíduos a se adaptarem a diferentes contextos e desafios pessoais ou sociais.

Em resumo, a alternativa D foi corretamente identificada como a exceção, pois o diagnóstico neurológico não é uma atribuição do psicólogo, mas sim de profissionais da área médica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Lei N.º 4.119 de 27/08/62 (alínea "a", do parágrafo 1° do artigo 13)
Art.13 -
§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: 

a) diagnóstico psicológico; 

b) orientação e seleção profissional; 

c) orientação psicopedagógica; 

d) solução de problemas de ajustamento. 

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/12/resolucao2008_18.pdf
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/lei_1962_4119.pdf

Letra d - Diagnóstico neurológico. Quem faz isso é o médico.

eu, na verdade, entendi a pergunta ao contrário... por isso tive dificuldade em responder, já que a maioria são privativas ao psicólogo, ou seja, apenas ele pode fazer. 

Na minha opinião, uma questão confusa porque a atividade privativa do psicologo é a utilização de métodos e técnicas psicológicas para os fins que as alternativas retratam e não para elas em si.

Diagnóstico neurológico é neurologista!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo