A primeira edição da Norma Internacional de Registro de aut...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: IESES - 2017 - IGP-SC - Papiloscopista |
Q861095 Arquivologia
A primeira edição da Norma Internacional de Registro de autoridade Arquivista a para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) foi desenvolvida pela Comissão ad-hoc de Normas de Descrição do Conselho Internacional de arquivos (CIA) entre 1993- 1995, sendo publicados em 1996 e tem como objetivo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) foi desenvolvida com o objetivo principal de garantir a compreensão dos conceitos e uma melhor prática na gestão dos arquivos. A ISAAR-CPF é uma norma crucial no campo da Arquivologia, especialmente no que diz respeito à descrição arquivística, pois ela estabelece diretrizes para a criação de registros de autoridade que permitem uma melhor organização e recuperação das informações arquivísticas.

Agora, vamos analisar as alternativas em detalhes:

A - Facilitar a recuperação.

Essa alternativa parece correta à primeira vista, porque um dos objetivos das normas de descrição arquivística é realmente facilitar a recuperação da informação. No entanto, não é o objetivo principal da ISAAR-CPF. A norma se concentra mais em padronizar e organizar informações sobre entidades coletivas, pessoas e famílias para garantir uma compreensão clara e consistente dos conceitos.

B - Garantir a compreensão dos conceitos e uma melhor prática na gestão dos arquivos.

Essa é a alternativa correta. A ISAAR-CPF foi desenvolvida para garantir que os registros de autoridade arquivística sejam consistentes e compreensíveis, melhorando, assim, a prática da gestão de arquivos. Essa norma ajuda a padronizar a descrição arquivística, o que, por sua vez, facilita a gestão e a utilização dos arquivos.

C - Assegurar a criação de descrições consistentes.

Embora assegurar a criação de descrições consistentes seja um aspecto importante da norma, não é o objetivo principal. A consistência nas descrições é um meio para alcançar o objetivo maior, que é a melhor prática e a compreensão clara dos conceitos na gestão de arquivos.

D - Possibilitar o compartilhamento.

Possibilitar o compartilhamento das informações arquivísticas também é um objetivo valioso, mas não é o foco principal da ISAAR-CPF. O compartilhamento é uma consequência positiva da padronização e da melhor prática na gestão dos arquivos, mas não o objetivo central da norma.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B


Segundo a parte inicial contida na ISAAR(CPF):


"Os elementos e regras das novas quatro áreas foram estruturados e esboçados com o objetivo de favorecer a compreensão de conceitos e melhores práticas no processo de documentar o contexto dos arquivos."


Fonte: Norma ISAAR(CPF), p. 9.

Segundo a própria norma, seu objetivo é garantir a compreensão dos conceitos e uma melhor prática na gestão dos arquivos. RODRIGUES, George Melo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo