Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036806 Português

Texto CB1A1


        Um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, em abril deste ano. Conforme estabelece o projeto de lei, o poder público deverá equipar todas as unidades do ensino básico com bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, acesso à Internet, quadras poliesportivas cobertas, instalações com condições adequadas de acessibilidade, energia elétrica, abastecimento de água potável, esgoto sanitário e manejo de resíduos sólidos.


        “As condições listadas não constituem luxo ou privilégio, mas requisitos necessários ao estabelecimento de um padrão mínimo de qualidade nas escolas brasileiras e garantia do exercício digno do direito público subjetivo à educação básica”, justifica o autor da proposta.


        “O que há no projeto é o mínimo para que uma escola funcione, atendendo os estudantes e os profissionais da educação com dignidade. A ausência de laboratórios, de Internet, de bibliotecas e de uma estrutura física adequada é algo que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos estudantes, uma vez que a educação não é uma transmissão de conhecimento, mas sim a construção deste”, considera a secretária de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade.


        “Um ar-condicionado, por exemplo, em algumas regiões do país, não é questão de luxo. É uma condição que faz parte dessa estrutura mínima e digna para que a educação aconteça... A falta disso traz prejuízos drásticos tanto no aprendizado dos estudantes quanto no cotidiano dos profissionais da educação”, reforça Guelda Andrade.


Internet: <https://cnte.org.br> (com adaptações).



Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1, julgue o item a seguir. 


Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias originais do texto, o primeiro período do primeiro parágrafo poderia ser assim reescrito: Em abril do ano corrente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O sentido refere-se ao significado das palavras, frases ou expressões em um texto. É a compreensão literal ou interpretativa que o leitor faz de cada elemento linguístico. Para que um texto faça sentido, ele precisa ser explicado, ou seja, as frases e precisam transmitir uma mensagem clara, respeitando a gramática e o vocabulário funcional. Um texto pode ter sentido mesmo que esteja mal estruturado ou com ideias confusas.

Exemplo de frase com sentido:

  • "O gato dorme no sofá."

Aqui, a frase tem sentido, pois é compreensível e suas palavras são corretamente usadas.

A coerência está relacionada à lógica interna do texto e à relação entre as ideias . Um texto coerente é aquele em que as ideias são organizadas de maneira lógica, progressiva e conectada, permitindo ao leitor construir uma interpretação consistente. A coerência exige que as partes do texto formem um todo harmonioso, em que não haja contradições ou saltos desconexos entre os pensamentos.

Um texto pode até ter frases com sentido, mas, se não houver coerência entre as ideias ou entre as partes do texto, ele se torna confuso.

Exemplo de incoerência:

  • "O gato dorme no sofá. A lua é feita de queijo. Os livros estão na prateleira."

As frases têm sentido isolado , mas não têm coerência entre si, pois as ideias não se conectam logicamente.

  • Sentido refere-se à compreensão de palavras e frases isoladas.
  • Coerência diz respeito à organização lógica e articulação entre as ideias ao longo do texto, formando uma unidade de significado.

Ambos são importantes para a qualidade textual, mas a coerência é fundamental para que as ideias façam sentido em conjunto, criando um texto compreensível e fluido.

CORRETO

Gramática ok

Coerência ok

Sentido muda: (não é o caso da questão eu sei)

  Um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, em abril deste ano. Conforme estabelece o projeto de lei, o poder público deverá equipar todas as unidades do ensino básico com bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, acesso à Internet, quadras poliesportivas cobertas, instalações com condições adequadas de acessibilidade, energia elétrica, abastecimento de água potável, esgoto sanitário e manejo de resíduos sólidos.

Aqui o PL foi aprovado NA Comissão (refere-se ao local) e não ela que aprovou

 Em abril do ano corrente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica. 

Aqui diz que Comissão que aprovou a PL

Tudo bem. "Na comissão do Senado" carrega o local que foi aprovado o projeto de lei. Todavia, pelo contexto, isso significa que tal órgão aprovou o projeto.

Por exemplo, "A lei orgânica foi aprovada no dia X na Câmara Municipal da Cidade Y". Aqui, você basicamente está dizendo que a câmara aprovou a lei, ainda que tenha utilizado a preposição "Em". Não é lógico pensar que o "Senado Federal" aprovou uma lei dentro da Câmara. Quem aprova algo dentro da Câmara, é a própria Câmara.

Esclarecido isso, discordo do colega quanto ao fato de mudança de sentido. A CEBRASPE, em questões atuais, está aparecendo com um novo termo "COERÊNCIAS DAS IDEIAS ORIGINAIS". Coerência das ideias originais é respeitar o que originalmente foi escrito. Note que é diferente de "Coerência do Texto" que guarda relação com manter uma estrutura que faça sentido.

Sobre as mudanças realizadas:

  • Jogou o sujeito paciente para objeto direto da voz ativa: NÃO ALTERA O SENTIDO.

Um projeto foi aprovado = X aprovou um projeto

  • Como eu disse anteriormente, a forma como foi escrita a oração dá a entender que a Comissão aprovou. Portanto, colocar ela como sujeito na reescrita não vai mudar o sentido. Só vai deixar ainda mais explicito que é ela que pratica a ação de aprovar.

  • Em abril do ano corrente = Em abril deste ano.

Apesar de o adjunto adverbial ter sido deslocado para o início da oração, é perceptível que ele continua ligado com o verbo "Aprovar". Portanto, o sentido permanece.

Um projeto foi aprovado em abril = Em abril, x aprovou um projeto.

Só passou o trecho para a forma direta e deslocou o adjunto adverbial de longa extensão no inicio. Dessa forma, não ocorre mudança no sentido ou na gramática.

Certo.

É bom voltar ao texto sempre para poder marcar com mais convicção...

Geralmente, nesses tipos de questões, eu avalio primeiro os aspectos gramaticais e depois avalio a coerência ou o sentido, caso a banca também peça...

Correta gramatical --------------------> OK. Não tem erro quanto à pontuação, concordância, regência, colocação pronominal, crase, acentuação...

Coerência --------------------------------> OK, pois é possível ler a proposta de reescrita sem que a lógica seja perdida.

Obs: coerência É DIFERENTE de sentido.

Bons estudos!! Erros? Só avisar!! ❤️✍

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo