A ação polêmica dos bandeirantes, em especial na fase de ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970363 História e Geografia de Estados e Municípios

A ação polêmica dos bandeirantes, em especial na fase de apresamento de nativos para vendê-los como trabalhadores cativos, que também penetrou pela capitania de Mato Grosso segundo o mapa apresentado, enfrentou uma grande resistência por parte da Igreja Católica, em especial da Ordem dos Jesuítas, tão atuante na América portuguesa. 


Imagem associada para resolução da questão


Pode-se aferir que, para algumas das inúmeras nações indígenas que originalmente habitavam o território, a ação dos missionários jesuítas resultou, via de regra: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre os povos indígenas e a ação dos jesuítas:
A) A cultura dos povos indígenas foi muito afetada pela evangelização com perdas culturais consideráveis como sua organização familiar, religião própria e idioma ente outros aspectos relacionados a catequese e aculturação.
B) As práticas dos jesuítas visavam modificar profundamente o modo de vida dos indígenas   tornando-o completamente baseado nas formas cristãs de organizar a vida e a sociedade.
C) Jesuítas colocavam-se totalmente contrários a escravização dos nativos justificando que estes nunca conheceram o cristianismo e por isso deveriam ser evangelizados e não cativos.
D) A justificativa era de que a presença dos missionários jesuítas serviria como meio para a cristianização dos nativos, que impediria sua escravização pelos colonos e o incluiria na sociedade como "civilizado" batizado e falando o português contribuindo para o engrandecimento da colônia do Brasil.
GABARITO DO PROFESSOR: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra D

cade os comentários dessas questões?

As missões jesuíticas acabaram sendo um local onde os indígenas poderiam ser abrigados da violência dos colonos. Isso porque, em muitas partes do Brasil, os colonos procuravam, de todos os meios, escravizar os indígenas e, ainda, eram comuns os sequestros de indígenas pelos bandeirantes, por exemplo.

Os jesuítas procuravam defender os indígenas nesse sentido, garantindo que eles não fossem escravizados pelos colonos. As disputas dos jesuítas com bandeirantes e colonos, em geral por essa questão, foram frequentes. Esses conflitos faziam com que algumas missões fossem atacadas pelos bandeirantes.

Alternativa D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo