Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1,...
Texto CB1A1
Um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, em abril deste ano. Conforme estabelece o projeto de lei, o poder público deverá equipar todas as unidades do ensino básico com bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, acesso à Internet, quadras poliesportivas cobertas, instalações com condições adequadas de acessibilidade, energia elétrica, abastecimento de água potável, esgoto sanitário e manejo de resíduos sólidos.
“As condições listadas não constituem luxo ou privilégio, mas requisitos necessários ao estabelecimento de um padrão mínimo de qualidade nas escolas brasileiras e garantia do exercício digno do direito público subjetivo à educação básica”, justifica o autor da proposta.
“O que há no projeto é o mínimo para que uma escola funcione, atendendo os estudantes e os profissionais da educação com dignidade. A ausência de laboratórios, de Internet, de bibliotecas e de uma estrutura física adequada é algo que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos estudantes, uma vez que a educação não é uma transmissão de conhecimento, mas sim a construção deste”, considera a secretária de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade.
“Um ar-condicionado, por exemplo, em algumas regiões do país, não é questão de luxo. É uma condição que faz parte dessa estrutura mínima e digna para que a educação aconteça... A falta disso traz prejuízos drásticos tanto no aprendizado dos estudantes quanto no cotidiano dos profissionais da educação”, reforça Guelda Andrade.
Internet: <https://cnte.org.br> (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1, julgue o item a seguir.
No segundo período do último parágrafo, as reticências
indicam a incompletude da ideia expressa.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (27)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As reticências não indicam incompletude da ideia expressa, mas sim uma pausa ou suspensão do discurso . Nesse caso, eles sugerem uma continuação implícita, deixando subentendido que há mais a se dizer sobre o assunto, mas não que a ideia ficou incompleta ou não foi comunicada.
As reticências são usadas para:
- Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento:
- Indicar que uma ação ainda não acabou
- Transmitir na linguagem escrita sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitações, dúvidas, surpresa, ironia, suspense, tristeza, ironia,…
- Indicar uma ideia que se prolonga, deixando que a conclusão do sentido da frase seja feita conforme a interpretação pessoal dos leitores
- Realçar um palavra ou expressão, dando maior ênfase à mesma
- Indicar uma interrupção nos diálogos, provocada pelo próprio emissor ou provocada pela interferência de algo ou alguém na fala do emissor
- Indicar que uma citação está incompleta, havendo partes da mesma que não foram transcritas.
Fonte: https://www.normaculta.com.br/reticencias/
Importante destacar que se trata de transcrição direta do discurso da secretária, o que corrobora para a percepção de pausa acentuada no discurso. Ainda, não se percebe falta de elementos essenciais da frase, então é "mais coerente" inferir que está errada a assertiva, mas com ressalvas.
No segundo período do último parágrafo, as reticências ("...") não indicam uma ideia incompleta, mas sim a sugestão de que a ideia expressa poderia ser ampliada ou desenvolvida, possivelmente com mais exemplos ou detalhes. Elas servem para dar continuidade ao raciocínio, criando uma pausa para reflexão ou permitindo que o leitor entenda que há mais implicações ou desdobramentos sobre o tema.
O caso da questão cria um efeito de continuidade na fala de Guelda Andrade, mas não implica que a ideia está incompleta.
A dica que dou para quando o Cebraspe cobra o assunto "incompletude da ideia expressa" é:
Esqueça se a banca está perguntando o conceito de aspas, reticências ou qualquer outra coisa. Leia a frase e veja se a ideia expressa no texto está completa. O leitor consegue entender a ideia que está sendo passada? Se sim, não há incompletude. o período está passando a informação completa.
---
“Um ar-condicionado, por exemplo, em algumas regiões do país, não é questão de luxo. É uma condição que faz parte dessa estrutura mínima e digna para que a educação aconteça...
--
Podemos ver que a ideia está completa. Um ar condicionado em escola é uma condição estrutural mínima para que a educação aconteça. Não há necessidade de outra informação para que o período em questão seja entendido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo