No acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico é resp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674834 Farmácia
A farmácia, cada vez mais, tem-se posicionado como um ponto de contato da população para o tratamento de doenças e a busca de saúde e bem-estar. O farmacêutico volta a ser protagonista no ambiente de saúde, e as recentes aprovações de aplicação de vacinas, indicação dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e acompanhamento do tratamento em busca de maior adesão são movimentos importantes no fortalecimento da profissão. O acesso ao medicamento não deve ser compreendido de forma restritiva, apenas como acesso ao produto, mas é preciso pensar na lógica ampliada de acesso ao conjunto de ações de atenção à saúde, com serviços qualificados intersetoriais e resultantes de atividades multiprofissionais.

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
No acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico é responsável por zelar pelas necessidades dos pacientes relativas aos medicamentos, encontrando, prevenindo e resolvendo problemas relacionados aos medicamentos (PRM), de maneira regular e documentada, para melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão aborda o papel fundamental do farmacêutico no contexto da assistência farmacêutica e saúde pública. Com a crescente importância das farmácias como pontos de contato para a saúde da população, destaca-se o protagonismo do farmacêutico em atividades como a aplicação de vacinas, indicação de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e acompanhamento farmacoterapêutico.

No acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico tem a responsabilidade de zelar pelas necessidades dos pacientes no que tange aos medicamentos. Isso envolve a identificação, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM). Tais atividades são realizadas de maneira sistemática e documentada, visando à melhoria da qualidade de vida dos usuários. A questão ressalta a importância de um cuidado farmacêutico contínuo e qualificado.

A alternativa C está correta porque descreve adequadamente o papel do farmacêutico no acompanhamento farmacoterapêutico. Este profissional deve garantir que os pacientes tenham acesso adequado aos medicamentos e que seu uso seja seguro e eficaz, promovendo assim a adesão ao tratamento e a melhor qualidade de vida.

Não existem alternativas incorretas para justificar, pois a questão é afirmativa e única, focando apenas na veracidade do enunciado proposto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica

2.2.1.2. Acompanhamento/seguimento Farmacoterapêutico “É um componente da Atenção Farmacêutica e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM), de forma sistemática, contínua e documentada, com o objetivo de alcançar resultados definidos, buscando a melhoria da qualidade de vida do usuário”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo