O atendimento ao paciente pelo farmacêutico pode ser chamad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674835 Farmácia
A farmácia, cada vez mais, tem-se posicionado como um ponto de contato da população para o tratamento de doenças e a busca de saúde e bem-estar. O farmacêutico volta a ser protagonista no ambiente de saúde, e as recentes aprovações de aplicação de vacinas, indicação dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e acompanhamento do tratamento em busca de maior adesão são movimentos importantes no fortalecimento da profissão. O acesso ao medicamento não deve ser compreendido de forma restritiva, apenas como acesso ao produto, mas é preciso pensar na lógica ampliada de acesso ao conjunto de ações de atenção à saúde, com serviços qualificados intersetoriais e resultantes de atividades multiprofissionais.

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
O atendimento ao paciente pelo farmacêutico pode ser chamado de assistência farmacêutica ou de atenção farmacêutica, uma vez que são expressões sinônimas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado.

Vamos entender por que esta afirmação está incorreta.

A questão aborda o papel crescente do farmacêutico no contexto da saúde pública, enfatizando a importância dos serviços prestados por este profissional além da simples dispensação de medicamentos. Nesse cenário, dois conceitos são fundamentais: assistência farmacêutica e atenção farmacêutica. Embora possam parecer similares, eles possuem significados distintos.

Assistência farmacêutica refere-se a um conjunto mais amplo de atividades, que englobam todas as etapas relacionadas ao medicamento, desde a sua seleção e aquisição até a dispensação e uso seguro. É uma abordagem abrangente e sistêmica, que envolve políticas públicas e planejamento estratégico para garantir o acesso e o uso racional de medicamentos.

Por outro lado, a atenção farmacêutica é um conceito mais específico e centrado no paciente. Ela se concentra na interação direta entre o farmacêutico e o paciente, com o objetivo de otimizar o uso dos medicamentos e melhorar os resultados terapêuticos. Inclui atividades como a educação do paciente, o acompanhamento da terapia medicamentosa e a promoção da adesão ao tratamento.

Portanto, dizer que o atendimento ao paciente pelo farmacêutico pode ser chamado de assistência farmacêutica ou de atenção farmacêutica como se fossem expressões sinônimas está errado. Cada termo tem seu próprio escopo e aplicação clínica e administrativa.

Compreender essa diferença é crucial para a atuação eficaz em saúde pública e para a elaboração de políticas que valorizem o papel do farmacêutico como protagonista no cuidado de saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: errado Atenção farmacêutica: voltado ao paciente. Assistência farmacêutica: voltada ao medicamento.

RDC 67/2007

Assistência farmacêutica: conjunto de ações e serviços relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.

Atenção farmacêutica: é um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo