Julgue o próximo item, a respeito dos sentidos e aspectos li...
Texto CB1A1
Um projeto de lei que determina critérios mínimos de qualidade para escolas públicas de educação básica foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, em abril deste ano. Conforme estabelece o projeto de lei, o poder público deverá equipar todas as unidades do ensino básico com bibliotecas, laboratórios de ciências e informática, acesso à Internet, quadras poliesportivas cobertas, instalações com condições adequadas de acessibilidade, energia elétrica, abastecimento de água potável, esgoto sanitário e manejo de resíduos sólidos.
“As condições listadas não constituem luxo ou privilégio, mas requisitos necessários ao estabelecimento de um padrão mínimo de qualidade nas escolas brasileiras e garantia do exercício digno do direito público subjetivo à educação básica”, justifica o autor da proposta.
“O que há no projeto é o mínimo para que uma escola funcione, atendendo os estudantes e os profissionais da educação com dignidade. A ausência de laboratórios, de Internet, de bibliotecas e de uma estrutura física adequada é algo que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos estudantes, uma vez que a educação não é uma transmissão de conhecimento, mas sim a construção deste”, considera a secretária de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade.
“Um ar-condicionado, por exemplo, em algumas regiões do país, não é questão de luxo. É uma condição que faz parte dessa estrutura mínima e digna para que a educação aconteça... A falta disso traz prejuízos drásticos tanto no aprendizado dos estudantes quanto no cotidiano dos profissionais da educação”, reforça Guelda Andrade.
Internet: <https://cnte.org.br> (com adaptações).
Julgue o próximo item, a respeito dos sentidos e aspectos linguísticos do texto CB1A1.
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam
preservados caso fosse eliminado o trecho ‘é algo que’
(segundo período do terceiro parágrafo).
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (30)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
creio que seja uma partícula de realce utilizada pelo autor , podendo ser retirada sem prejuizo
CORRETO
Partícula de realce quando retirada, não prejudica gramática e nem sentido ou coesão
As partículas expletivas, ou de realce, são aquelas que não possuem nenhuma função gramatical no interior das orações, serve para enfatizar uma ideia e podem ser retiradas sem prejuízo gramatical.
Que: como partícula expletiva, é comum após conjunções, advérbios e expressões adverbiais.
Ex.: Desde cedo que aguardava por notícias.
Ex.: Enquanto que as torcidas brigavam, não havia polícia no estádio.
Se: será partícula expletiva quando puder ser retirado da oração sem que haja prejuízo gramatical e quando for acompanhado de verbo intransitivo com sujeito claro ou oculto.
Ex.: Foi-se embora de vez.
Ex.: Passavam-se os meses e o sucesso aumentava.
Me: partícula expletiva
Ex.: Pediu-me minha atenção
Ex.: Eu me morro de ciúmes de você.
Fonte: Brasil escola
"A ausência de laboratórios, de Internet, de bibliotecas e de uma estrutura física adequada é algo que impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos estudantes...."
"A ausência de laboratórios, de Internet, de bibliotecas e de uma estrutura física adequada impacta diretamente na qualidade da educação oferecida aos estudantes...."
Ao ler com atenção, percebe-se que não ocorre mudança de sentido.... È uma Partícula de realce.
SERTÃO!!!
viu particula de realce? manda esse crlh para o inferno
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo