De acordo com o pensamento clássico acerca do crescimento e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1666326 Economia
De acordo com o pensamento clássico acerca do crescimento econômico, analise as sentenças:
I. Para os clássicos, o sistema capitalista direciona-se para o estado estacionário e somente as inovações tecnológicas podem adiar esse estado. II. Havendo crescimento demográfico e rendimentos crescentes na agricultura, o conflito distributivo entre salários, lucros e rendas seria amenizado. III. Para os clássicos, existe um círculo virtuoso entre poupança, acumulação, inovações tecnológicas, crescimento e distribuição.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre a história do pensamento econômico, contendo diversas afirmações, vamos examinar cada uma delas a seguir, porém cabe uma ressalva: dar um tratamento genérico como "clássicos" pode causar problemas, já que há diferenças entre o pensamento econômico de Adam Smith, David Ricardo, John Stuart Mill, etc.

I - FALSA. Considerando que a assertiva quer tratar do pensamento de David Ricardo sobre estado estacionário, ela está errada. De fato, para este autor, a economia inglesa estaria caminhando para o estado estacionário devido ao crescimento populacional e a diminuição relativa da oferta de alimentos.

Os preços dos alimentos subiriam, os salários naturais (subsistência) se elevariam, deprimindo os lucros, desacelerando a acumulação de capital e prejudicando o crescimento econômico. A solução proposta, no entanto, não estava relacionada às inovações tecnológicas e sim a liberalização do comércio exterior, permitindo a importação de cereais e o barateamento do custo de vida dos trabalhadores.

II - FALSA. A explicação anterior, em grande medida, contempla também este item. Porém, complementando, para Ricardo, os rendimentos na agricultura não seriam crescentes, ao contrário, seriam decrescentes na medida em que as novas terras incorporadas na produção de alimentos seriam cada vez menos férteis. O conflito distributivo, portanto, não seria amenizado enquanto não houvesse a revogação da "Lei dos Cereais" e a liberação das importações de cereais.

III - VERDADEIRA. Essa proposição serviria para muitos pensadores econômicos, porém podemos atribuir esse pensamento, especialmente, a Adam Smith e a sua figura do homem abstêmio, herói social, que abre mão de prazeres para poupar, acumular, empregar sua riqueza na produção, gerar crescimento econômico e bem-estar.

Portanto, temos que a I e a II são falsas.


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Para os clássicos, o sistema capitalista direciona-se para o estado estacionário e somente as inovações tecnológicas podem adiar esse estado. FALSA

Acredito que a alternativa foi dada como falsa pelo fato de afirmar que somente as inovações poderiam adiar o estado estacionário, quando na verdade seriam dois fatores de acordo com Solow: inovações e aumento dos investimentos.

II. Havendo crescimento demográfico e rendimentos crescentes na agricultura, o conflito distributivo entre salários, lucros e rendas seria amenizado. FALSA

Resumidamente, de acordo com Ricardo, o estado estacionário aconteceria em decorrência do aumento populacional e consequente diminuição da oferta de alimentos, que levaria ao aumento dos preços dos alimentos. Isso agrava o conflito distributivo, não ameniza como a questão afirma.

III. Para os clássicos, existe um círculo virtuoso entre poupança, acumulação, inovações tecnológicas, crescimento e distribuição. VERDADEIRA

Gabarito A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo