Em relação às ideias veiculadas no texto CB1A2, julgue o ite...
Texto CB1A2
A expressão racismo ambiental foi criada na década de 80 do século passado pelo Dr. Benjamin Franklin Chavis Jr., em meio a protestos contra o depósito de resíduos tóxicos no condado de Warren, no estado da Carolina do Norte (EUA), onde a maioria da população era negra.
De acordo com a pensadora negra brasileira Tania Pacheco, o racismo ambiental é constituído por injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre etnias e populações mais vulneráveis. Não se configura apenas por meio de ações que tenham uma intenção racista, mas, igualmente, por meio de ações que tenham impacto “racial”, não obstante a intenção que lhes tenha dado origem.
No Brasil, nas cidades e nos centros urbanos, o racismo ambiental tem um impacto significativo na população que vive em favelas e periferias, onde historicamente a maioria da população é negra. A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde e a qualidade de vida dos moradores e agrava ainda mais os impactos das mudanças climáticas, ocasionando enchentes e deslizamentos.
Algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o racismo ambiental incluem a criação de políticas públicas que levem em conta as desigualdades sociais e econômicas, a garantia do direito à participação das comunidades afetadas na tomada de decisão, a promoção da educação ambiental e a valorização do conhecimento tradicional das comunidades.
Internet: <www.gov.br/secom> (com adaptações).
Em relação às ideias veiculadas no texto CB1A2, julgue o item que se segue.
Entende-se do texto que a população negra não é a única
vítima do racismo ambiental.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"De acordo com a pensadora negra brasileira Tania Pacheco, o racismo ambiental é constituído por injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre etnias e populações mais vulneráveis."
"No Brasil, nas cidades e nos centros urbanos, o racismo ambiental tem um impacto significativo na população que vive em favelas e periferias, onde historicamente a maioria (NÃO TODA) da população é negra."
"A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde e a qualidade de vida dos moradores...."
"Algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o racismo ambiental incluem a criação de políticas públicas que levem em conta as desigualdades sociais e econômicas, a garantia do direito à participação das comunidades afetadas na tomada de decisão..."
Não se restringe apenas a população negra.
SERTÃO!!!
GABARITO: CERTO
Demorei a entender!
Primeira observação: Internet: <www.gov.br/secom> ou seja, quem escreveu o texto não foi ela.
Segunda observação: A origem do racismo ambiental foi criada na década de 80. (onde a maioria era negra)
Terceira observação: A pensadora negra brasileira Tania Pacheco, Disse: "o racismo ambiental é constituído por injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre etnias e populações mais vulneráveis."
(opinião da pensadora - que não é a autora do texto)
Quarta observação: "No Brasil, nas cidades e nos centros urbanos, o racismo ambiental tem um impacto significativo na população que vive em favelas e periferias, onde historicamente a maioria da população é negra." (maioria não é o total)
OU seja, a resposta só pode ser CORRETA
A pergunta é clara ao dizer que: "Entende-se do texto que a população negra NÃO é a única vítima do racismo ambiental."
A questão está afirmando que todos que vivem em favelas e periferias são vítimas, apesa de a maioria ser negra.
Fique experto, o CESP ama fazer isso e pegar aqueles apressadinhos...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo