A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A2, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036822 Português

Texto CB1A2


        A expressão racismo ambiental foi criada na década de 80 do século passado pelo Dr. Benjamin Franklin Chavis Jr., em meio a protestos contra o depósito de resíduos tóxicos no condado de Warren, no estado da Carolina do Norte (EUA), onde a maioria da população era negra.


        De acordo com a pensadora negra brasileira Tania Pacheco, o racismo ambiental é constituído por injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre etnias e populações mais vulneráveis. Não se configura apenas por meio de ações que tenham uma intenção racista, mas, igualmente, por meio de ações que tenham impacto “racial”, não obstante a intenção que lhes tenha dado origem.


        No Brasil, nas cidades e nos centros urbanos, o racismo ambiental tem um impacto significativo na população que vive em favelas e periferias, onde historicamente a maioria da população é negra. A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde e a qualidade de vida dos moradores e agrava ainda mais os impactos das mudanças climáticas, ocasionando enchentes e deslizamentos.


        Algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o racismo ambiental incluem a criação de políticas públicas que levem em conta as desigualdades sociais e econômicas, a garantia do direito à participação das comunidades afetadas na tomada de decisão, a promoção da educação ambiental e a valorização do conhecimento tradicional das comunidades.


Internet: <www.gov.br/secom> (com adaptações).



A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A2, julgue o próximo item. 


A coerência e a correção gramatical do texto seriam preservadas caso a oração “onde a maioria da população era negra” (primeiro parágrafo) fosse reescrita da seguinte forma: cuja população era majoritariamente negra. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O uso do pronome relativo "cuja" torna a frase gramaticalmente correta porque ele estabelece uma relação de posse entre o substantivo anterior ("condado de Warren") e o termo seguinte ("população")

Substitua sempre o "cuja" por "sua" e veja se criou uma relação de posse entre o antecedente e o posterior ao pronome(ignore as intercalações)

 A expressão racismo ambiental foi criada na década de 80 do século passado pelo Dr. Benjamin Franklin Chavis Jr., em meio a protestos contra o depósito de resíduos tóxicos no condado de Warren, no estado da Carolina do Norte (EUA), cuja população era majoritariamente negra. 

No condado de Warren.. sua população...

Pega esse bizu que vai te ajudar nas questões de português em relação ao uso do CUJO/CUJA:

Não troque o seu CUJO/CUJA por NADA e não acrescente ARTIGO em seu CUJO/CUJA.

O pronome relativo cujo estabelece uma relação de posse. Não se usa artigo depois desse pronome, pois nele já está contido o artigo definido.

SERTÃO!!!

CERTO.

No original: no estado da Carolina do Norte (EUA), onde a maioria da população era negra.

=

A maioria da população era negra em Carolina do Norte.

Na reescrita: no estado da Carolina do Norte (EUA), cuja população era majoritariamente negra.

=

A população da Carolina do Norte era majoritariamente negra.

Coerência e gramática continuam corretas.

O pronome cujo estabelece relação de posse. Por isso, na maioria dos casos em que se propõe alguma substituição por ele ou vice versa, até pode manter a correção gramatical, mas muda o sentido.

Entendo que a gramática estaria correta, mas a coerência, ao meu ver, seria prejudicada. E pra quem falar "ah, mas coerência é diferente de sentido", o próprio CESPE costuma falar em coerência quando quer saber sobre mudança de sentido em diversas outras provas. Enfim, apenas compartilhando meu ponto de vista, corrijam-me caso esteja equivocado.

Gabarito: certo.

Bons estudos!

GAB C

O pronome relativo "onde" está se referindo ao condado de Warren, que é um lugar. Ele faz a ligação entre o condado e a ideia de "a maioria da população era negra". Ou seja, "onde" estabelece uma relação com o lugar (condado de Warren), e o que vem depois descreve uma característica desse lugar (a maioria da população ser negra).

  • Relação de "onde": onde → condado de Warren (localidade).
  • Proposta de reescrita: “...o depósito de resíduos tóxicos no condado de Warren, no estado da Carolina do Norte (EUA), cuja população era majoritariamente negra.

Agora, o pronome relativo "cuja" indica uma relação de posse entre o condado de Warren e sua população. Ou seja, a população pertence ao condado. Em vez de indicar diretamente o lugar (como "onde"), "cuja" sugere que o condado possui uma característica (a população ser negra).

  • Relação de "cuja": cuja → população (pertence ao condado de Warren).

Diferença de relação:

  • "Onde": Relaciona-se diretamente ao lugar (condado de Warren).
  • "Cuja": Relaciona-se à população, indicando que ela pertence ao condado de Warren.

Em ambas as frases, a relação de sentido entre o condado e a população é mantida, mas o uso de "onde" foca no lugar, enquanto "cuja" foca na posse (o condado tendo uma população).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo