O projeto ético e político do Serviço Social se estruturou a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922494 Serviço Social

O projeto ético e político do Serviço Social se estruturou a partir da capacidade de mobilização e organização dos/as assistentes sociais, assim como pela sua consolidação no campo intelectual e pela atuação nas lutas sociais.

Enquanto projeto profissional, suas matrizes e valores são 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: O tema central dessa questão é o "projeto ético-político do Serviço Social", um conceito fundamental para entender a prática profissional dos assistentes sociais no Brasil. Esse projeto tem como base a luta por direitos, a ampliação da cidadania e a transformação social em prol de justiça e igualdade.

Resumo Teórico: O projeto ético-político do Serviço Social é indissociável das lutas sociais e dos projetos societários em disputa. Ele se fundamenta em princípios como a defesa intransigente dos direitos humanos, a construção de uma sociedade justa e igualitária, e a promoção da autonomia e liberdade dos indivíduos. É importante destacar que esse projeto se opõe a visões conservadoras e liberais que não contemplam essas transformações sociais.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B - indissociáveis dos projetos societários em disputa é a correta. Isso porque o projeto ético-político do Serviço Social está intimamente ligado às disputas sociais e políticas que acontecem na sociedade. O Serviço Social busca atuar em favor de projetos que promovam a justiça social e a ampliação dos direitos sociais, o que está alinhado com as transformações que visam a uma sociedade mais igualitária.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - distintos dos que compõem sua deontologia: Essa alternativa está errada porque o projeto ético-político do Serviço Social é parte integrante de sua deontologia, ou seja, dos princípios e valores que orientam a prática profissional.

C - consoantes com a sociabilidade burguesa: Esta opção está incorreta, pois o projeto ético-político do Serviço Social visa superar as limitações da sociabilidade burguesa, que é caracterizada por desigualdades e exclusões.

D - politicamente alinhados ao conservadorismo: Está errada porque o projeto ético-político do Serviço Social se opõe a ideais conservadores que não promovem mudanças sociais significativas em prol da justiça e igualdade.

E - derivados de uma cultura profissional liberal: Esta alternativa está incorreta, pois o Serviço Social se diferencia de uma abordagem liberal ao se concentrar na coletividade e nos direitos sociais, e não na individualidade e mercado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ainda que a prática profissional do(a) assistente social não se constitua como práxis produtiva, efetivando‐se no conjunto das relações sociais, nela se imprime uma determinada direção social por meio das diversas ações profissionais – através das quais, como foi dito, incide‐se sobre o comportamento e a ação dos homens –, balizadas pelo projeto profissional que a norteia. Esse projeto profissional por sua vez conecta‐se a um determinado projeto societário cujo eixo central vincula‐se aos rumos da sociedade como um todo – é a disputa entre projetos societários que determina, em última instância, a transformação ou a perpetuação de uma dada ordem social. 5 Os projetos profissionais são impensáveis sem esses pressupostos, são infundados se não os remetemos aos projetos coletivos de maior abrangência: os projetos societários (ou projetos de sociedade). Quer dizer: os projetos societários estão presentes na dinâmica de qualquer projeto coletivo, inclusive em nosso projeto ético‐político. 

 O Serviço Social nos seus diversos documentos legais que fundamentam o seu projeto ético-político ressalta a construção de uma nova ordem social, com igualdade, justiça social, universalização do acesso às políticas sociais, bem como a garantia dos direitos civis, políticos e sociais para todos. Os projetos profissionais, segundo Netto (1999), são indissociáveis dos projetos societários (nova ordem social) que lhes oferecem matrizes e valores e expressam um processo de luta pela hegemonia entre as forças sociais presentes na sociedade e na profissão. 

Fonte: https://www.cressrn.org.br/files/arquivos/9IN2mnNP98m5WmPos4l3.pdf

Em relação à constituição do Projeto ético-político do Serviço Social no Brasil, referenciado na tradição marxista, está profundamente ligado aos movimentos e projetos de sociedade vividos nos anos 70, amadurecendo-se com o avanço democrático nos anos 80 e conquistando hegemonia nos anos 90.

Nesse sentido, Iamamoto (2008, p. 223) 3 afirma que "os projetos profissionais são indissociáveis dos projetos societários que lhes oferecem matrizes e valores. Projetos esses que necessitam ser historicamente identificados e explicitados as forças e sujeitos políticos que presidem a sua construção nas sociedades nacionais, como parte de um processo de lutas pela hegemonia na sociedade e na profissão".

Gabarito: letra B.

Fonte: Estratégia Concursos. Anna Valéria Andrade, Nilza Ciciliati 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo