A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A2, julgue o...
Texto CB1A2
A expressão racismo ambiental foi criada na década de 80 do século passado pelo Dr. Benjamin Franklin Chavis Jr., em meio a protestos contra o depósito de resíduos tóxicos no condado de Warren, no estado da Carolina do Norte (EUA), onde a maioria da população era negra.
De acordo com a pensadora negra brasileira Tania Pacheco, o racismo ambiental é constituído por injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre etnias e populações mais vulneráveis. Não se configura apenas por meio de ações que tenham uma intenção racista, mas, igualmente, por meio de ações que tenham impacto “racial”, não obstante a intenção que lhes tenha dado origem.
No Brasil, nas cidades e nos centros urbanos, o racismo ambiental tem um impacto significativo na população que vive em favelas e periferias, onde historicamente a maioria da população é negra. A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde e a qualidade de vida dos moradores e agrava ainda mais os impactos das mudanças climáticas, ocasionando enchentes e deslizamentos.
Algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o racismo ambiental incluem a criação de políticas públicas que levem em conta as desigualdades sociais e econômicas, a garantia do direito à participação das comunidades afetadas na tomada de decisão, a promoção da educação ambiental e a valorização do conhecimento tradicional das comunidades.
Internet: <www.gov.br/secom> (com adaptações).
A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A2, julgue o próximo item.
No segundo período do terceiro parágrafo, o segmento “de
estrutura urbana e de condições de moradia digna” integra o
complemento do termo “falta”.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde e a qualidade de vida dos moradores...
Se pensar demais, erra a questão, assim como eu rsrsrs
Pensei que fosse sujeito da oração, pensei demais:
"A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde e a qualidade de vida dos moradores e agrava ainda mais os impactos das mudanças climáticas, ocasionando enchentes e deslizamentos."
Aquela velha e boa pergunta para se encontrar o sujeito, que foi no meu caso: Oque agrava ainda mais os impactos das mudanças climáticas, ocasionando enchentes e deslizamentos? A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde.
Analisando/pesquisando mais um pouco: Na língua portuguesa, os termos que complementam o sentido dos termos essenciais da oração são chamados de termos integrantes. Os termos integrantes são necessários para que o verbo ou substantivo tenha um sentido completo.
Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.
SERTÃO!!!
A falta de q? de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna...
QUESTÃO CORRETA.
QUALQUER ERRO, ME AVISEM. (Já pedi o comentário do professor!)
Eu acho que a questão quer saber se o termo é um adjunto adnominal ou complemento nominal.
A falta de acesso a serviços básicos, como água potável e saneamento, de estrutura urbana e de condições de moradia digna afeta a saúde e a qualidade de vida dos moradores e agrava ainda mais os impactos das mudanças climáticas, ocasionando enchentes e deslizamentos.
Núcleo do sujeito: falta (a falta de acesso, de estrutura e de condições é o que afeta e agrava - verbo concorda com o sujeito).
de acesso a serviços .... de estrutura urbana e de condições... seria um adjunto adnominal ou complemento nominal do sujeito?
Adjunto adnominal se refere a:
- Substantivo Concreto;
- Substantivo Abstrato:
- Sem preposição;
- Com preposição. (Funciona como agente).
Complemento Nominal se refere a:
- Adjetivo;
- Advérbio;
- Substantivo Abstrato com preposição; (Funciona como paciente)
Logo, o termo integra o Complemento Nominal do sujeito "falta".
O SUJEITO NÃO PODE ESTAR PREPOSICIONADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo