Na perspectiva crítico-dialética, o assistente social orient...
Na perspectiva crítico-dialética, o assistente social orientou e acompanhou os usuários do Sistema Único de Saúde, repassando-lhes dados para facilitar o seu acesso aos serviços prestados. Problematizou, com eles, os determinantes do processo saúde/doença, politizando as suas demandas coletivas e fortalecendo a sua atuação como sujeitos políticos para a defesa de seus direitos.
Quais são os alicerces dessas ações socioeducativas?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E.
De acordo com Mioto (2000) a socialização das informações está pautada no compromisso da garantia do direito à informação, como direito fundamental de cidadania.
E o processo reflexivo pauta-se no princípio de que as demandas que chegam às instituições, trazidas por indivíduos, grupos ou famílias, são reveladoras de processos de sujeição à exploração, de desigualdades nas suas mais variadas expressões ou de toda sorte de iniqüidades sociais. Ele tem como objetivo a formação da consciência crítica. Esse objetivo somente se realiza à medida que são criadas as condições para que os usuários elaborem, de forma consciente e crítica sua própria concepção de mundo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo