Analise as afirmativas em relação ao pensamento Dadaísta e m...
( ) As verdadeiras obras de arte modernas não são feitas por artistas, mas, muito simplesmente, por homens.
( ) A não superioridade do artista como criador era uma das preocupações fundamentais do Dadá.
( ) Não existe diferença fundamental entre o objeto feito pelo homem e o objeto feito pela máquina, e a única intervenção pessoal possível numa obra é a escolha.
( ) Não existe problema, não existe solução. A obra existe, e sua única razão de ser é existir. Não representa nada além do desejo do cérebro que a concebeu.
( ) A escolha dos ready-mades são ditadas pela apreciação estética, esperando uma reação de estesia do observador.
A sequência está correta em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão sobre o pensamento Dadaísta, é essencial entender o contexto e as características desse movimento artístico. O Dadaísmo surgiu no início do século XX, em reação aos horrores da Primeira Guerra Mundial, e foi marcado por sua natureza antiarte, questionando a lógica e as convenções artísticas da época.
Agora, vamos analisar as afirmativas:
Alternativa Correta: C - V, V, V, V, F
A explicação para cada afirmativa é a seguinte:
1ª Afirmativa: "As verdadeiras obras de arte modernas não são feitas por artistas, mas, muito simplesmente, por homens." - Verdadeira. O Dadaísmo desafiava o conceito tradicional de artista. Eles acreditavam que qualquer pessoa poderia criar arte, não sendo necessário ser um "artista" no sentido clássico.
2ª Afirmativa: "A não superioridade do artista como criador era uma das preocupações fundamentais do Dadá." - Verdadeira. O movimento defendia que o artista não possuía superioridade sobre o processo criativo, enfatizando a igualdade na criação artística.
3ª Afirmativa: "Não existe diferença fundamental entre o objeto feito pelo homem e o objeto feito pela máquina, e a única intervenção pessoal possível numa obra é a escolha." - Verdadeira. Isso reflete a filosofia Dadaísta de que a arte pode surgir de objetos comuns, destacando a escolha como a única intervenção pessoal.
4ª Afirmativa: "Não existe problema, não existe solução. A obra existe, e sua única razão de ser é existir. Não representa nada além do desejo do cérebro que a concebeu." - Verdadeira. Essa ideia está alinhada com o Dadaísmo, que não se preocupava com significados ou soluções, mas com a existência da arte por si só.
5ª Afirmativa: "A escolha dos ready-mades são ditadas pela apreciação estética, esperando uma reação de estesia do observador." - Falsa. O conceito de ready-made, popularizado por Marcel Duchamp, não tinha a intenção de gerar uma reação estética tradicional. Eles eram objetos comuns escolhidos para questionar o que é arte.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo