Nas empresas que reestruturaram o gerenciamento da força de...
Nas empresas que reestruturaram o gerenciamento da força de trabalho, a função de assessoria passou a ter como alvo as gerências, para que elas possam gerir pessoas e problemas. Ao assumir essa função, o assistente social colabora com as gerências no processo de integração dos trabalhadores às novas exigências e metas de produção.
Para isso, são criados modos de controle do trabalho, que tendem a ser
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"[...] o momento atual, marcado pela multifuncionalidade e horizontalização, as atividades do Serviço Social aproximam-se, cada vez mais, da função gerencial. Por isso mesmo, o Serviço Social, como os demais segmentos da área de recursos humanos, vem assumindo o papel de assessoramento dos gerentes, para que estes possam melhor “administrar pessoas”, propiciando confiabilidade, amizade, aprendizado, crescimento e satisfação de seus “colaboradores”, que são requisitos da gerência, nas empresas estudadas. [...] Criam-se e introduzemse instrumentos para auxiliar as chefias no alcance de suas metas, estabelecendo modos de controle, que tendem a ser menos coercitivos e mais simbólicos" (CESAR, 1998, p. 128).
CESAR, M. d. Serviço Social e Reestruturação industrial: requisições, competências e condições de trabalho profissional. In: A. E. Mota, A Nova Fabrica de Consensos. São Paulo: Cortez. 1998.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo