Tendo como referência as disposições do Código de Ética Pro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q566663 Ética na Administração Pública
Tendo como referência as disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), da Lei n.º 8.112/1990 e alterações e da Lei n.º 8.429/1992, julgue o próximo item.


Ao negar publicidade a ato oficial, o servidor público comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A conduta de negar publicidade a atos oficiais encontra-se prevista no art. 11, IV, da Lei 8.429/92, abaixo transcrito:

"Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

(...)

IV - negar publicidade aos atos oficiais;"

Está correto, portanto, aduzir que se cuida de comportamento previsto como ato de improbidade violador de princípios da administração pública, no caso, por evidente, o princípio da publicidade.


Gabarito do professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo


L8429


Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:


IV - negar publicidade aos atos oficiais;

Questão correta, outras semelhantes ajudam, vejam:

Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Assistente Disciplina: Ética na Administração Pública

Salvo as exceções legalmente previstas, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, constituindo comprometimento ético contra o bem comum a sua omissão, imputável a quem a negar.

GABARITO: CERTA.


Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligência Disciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais; 

Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão um comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

GABARITO: CERTA.

Certo

L. 8429, art. 11, IV

Ato que atenta contra os princípios da administração pública (art. 11)

     - negar publicidade aos atos oficiais.

Correto. Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

 I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

 II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

 III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

 IV - negar publicidade aos atos oficiais;

Gabarito: errado

É requisito de eficacia e moralidade a publicidade de qualquer ato administrativo. Salvo as exceções previstas como: os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo