As exportações de carne bovina in natura do Brasil atingiram...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1135207 Atualidades

As exportações de carne bovina in natura do Brasil atingiram máximas históricas para um único mês em outubro, mostraram nesta sexta-feira (01.11.2019) dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

(g1.Disponível em https://glo.bo/34psetD. Acesso em 01.11.2019. Adaptado)


Segundo os analistas, as máximas históricas foram alcançadas porque

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, após décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade, como também a qualidade do produto brasileiro, fazendo com que ele se tornasse competitivo e chegasse a mais de 150 países. 
Em 2015 o país se posicionou com o maior rebanho (209 milhões de cabeças), o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano) e o segundo maior exportador (1,9 milhões toneladas) de carne bovina do mundo. No entanto, a exportação de carne alcançou , em 2019, um patamar ainda maior do que o esperado, representando mais do que o esperado de 3% da pauta de exportação do país, sendo um recorde. 
Entre as alternativas está apresentada a razão fundamental para a alta da exportação de carne bovina em 2019, além da alta de preços da carne brasileira no mercado internacional. 
A) INCORRETA- Na verdade o que aconteceu foi a abertura do mercado indiano para a carne suína do Brasil 
B) INCORRETA- Os preços da carne bovina recebem subsídios do governo muito baixos , principalmente em comparação com subsídios de outros países como os EUA. A produção brasileira se impõe apesar da falta de subsídios. 
C) INCORRETA- Embora um dos mecanismos para evitar falência seja sim a venda com menores preços, este mecanismo não foi claramente adotado pela JBS . Na verdade a produção da empresa caiu seriamente. Em algumas unidades , como no Mato Grosso do Sul, foram dadas férias coletivas aos trabalhadores. 
D) CORRETA- A demanda da China por carne, bovina e suína, aumentou em função do comprometimento de sua produção por contaminação. 
E) INCORRETA- Não houve modificação do padrão salarial nos países asiáticos tampouco o aumento exponencial do consumo. Na verdade o consumo de proteína animal tem crescido em velocidade menor em função de preocupações com o meio ambiente. 
Gabarito do professor: Letra D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ALTERNATIVA D

Exportações de carne bovina e algodão do Brasil batem recorde em outubro, diz governo

A demanda pela carne bovina brasileira disparou em 2019, especialmente com compras da China, afetada pela peste suína, o que tem sustentado os preços.

As exportações de carne bovina in natura e de algodão do Brasil atingiram máximas históricas para um único mês em outubro, mostraram nesta sexta-feira (1) dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

De janeiro a outubro de 2019 foram exportadas 1.463.922 toneladas de carne bovina, com receitas de US$ 5,776 bilhões, crescimento de 9,9% e 7,5%, respectivamente ante ao mesmo período do ano passado.

A demanda pela carne bovina brasileira disparou em 2019, especialmente com compras da China, afetada pela peste suína, o que tem sustentado os preços.

As vendas em outubro para os asiáticos somaram 65.827 toneladas, crescimento de quase 62% em relação ao mês anterior. Quando se observa os tipos de produtos, as vendas de carne in natura registraram alta de 29,4% em relação a setembro, somando 160.099 toneladas.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/11/01/exportacoes-de-carne-bovina-e-algodao-do-brasil-batem-recorde-em-outubro-diz-governo.ghtml

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo