A respeito da cirurgia de revascularização miocárdica (RM), ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2606860 Medicina

A respeito da cirurgia de revascularização miocárdica (RM), julgue o item a seguir. 


Os enxertos com a artéria radial e a gastroepiploica são menos vulneráveis a espasmos, em comparação com as artérias torácicas internas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

A questão trata da cirurgia de revascularização miocárdica (RM), um procedimento cirúrgico utilizado para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração em pacientes com doença arterial coronariana. Esse tema aborda conhecimentos sobre os tipos de enxertos vasculares utilizados na cirurgia, como a artéria radial, a artéria gastroepiploica, e as artérias torácicas internas, e suas características em relação à propensão a espasmos.

Vamos agora entender as razões pelas quais a resposta correta é "errado":

A artéria torácica interna é considerada um dos melhores enxertos para a cirurgia de revascularização miocárdica devido à sua resistência a espasmos, excelente durabilidade e alta taxa de perviedade a longo prazo. Em contrapartida, tanto a artéria radial quanto a artéria gastroepiploica são mais suscetíveis a sofrer espasmos. Isso ocorre porque a artéria radial possui uma camada muscular mais espessa que pode levá-la a contrair-se mais facilmente, e a artéria gastroepiploica também tem uma tendência maior a espasmos comparada a artéria torácica interna.

Portanto, a afirmação de que os enxertos com a artéria radial e a gastroepiploica são menos vulneráveis a espasmos em comparação com as artérias torácicas internas está incorreta.

Por que as Alternativas Estão Incorretas:

Alternativa C - certo: Se a opção fosse "certo", estaria afirmando que os enxertos com a artéria radial e a gastroepiploica são menos vulneráveis a espasmos, o que não é verdadeiro. Como discutido acima, elas são, na verdade, mais suscetíveis a espasmos do que as artérias torácicas internas. Portanto, essa alternativa está incorreta.

Compreender as características e propriedades dos diferentes tipos de enxertos é essencial para responder a essa questão corretamente. Fique atento ao comportamento dos materiais em diferentes contextos clínicos para garantir a escolha da resposta certa nos exames.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo