Jorge tem 26 anos, trabalha como contador, e sempre foi uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Psiquiatra |
Q2473444 Psiquiatria
Jorge tem 26 anos, trabalha como contador, e sempre foi uma criança e um jovem quieto, poucos amigos, nunca namorou, porém tranquilo e inteligente. Sempre foi um “teórico da conspiração” e tinha umas conversas “nada a ver com nada” com os colegas de trabalho. Ele acumulava tampinhas de cerveja, as quais ele atentamente procurava no chão no mesmo caminho do trabalho para casa.
Há algumas semanas começou a apresentar uma mudança de comportamento, mostrando-se suspicaz e mais retraído. Isto ocorreu desde que ouviu atrás da porta João e Zé, dois colegas de trabalho criticando-o na copa do escritório. Começou a evitar os dois e a levar água de casa para o trabalho, porque tinha certeza que João e Zé poderiam estar envenenando o bebedouro do trabalho. Tentou advertir alguns colegas a respeito. Um dia, Jorge partiu violentamente contra Zé abrindo seu supercílio com um soco, gritando “eu sei o que você está planejando!” Começou a atirar objetos em todos os colegas repetindo “Eu sei que vocês estão mancomunados com eles.” Os funcionários do escritório chamaram o SAMU devido a tamanho descontrole. e Jorge foi levado para o PS.
O psiquiatra de plantão era um profissional muito experiente. Conseguiu conversar a sós com Jorge e o paciente contou que, não sabia explicar como, mas o tempo todo ouvia João e Zé rindo e caçoando dele. O médico perguntou como isso começou e Jorge respondeu: “João e Zé estavam caçoando de mim”. Em posterior conversa com Zé, o ofendido lembrou-se desse dia e explicou que caçoavam da derrota do Vasco pelo Flamengo na copa da cozinha. E Jorge, além de tudo, era vascaíno. Jorge nunca teve problemas psiquiátricos mas dois tios paternos seus tinham o diagnóstico de transtorno bipolar do humor.

Sobre o caso clínico acima, avalie se:

I. Jorge possuía um padrão de funcionamento mental pre-mórbido, possivelmente esquizotípico conforme o DSM-5- TR, dado ao baixo nível de interação social, possíveis ideias paranoides ou crenças estranhas além comportamentos estranhos ao senso comum, como acumular tampinhas de cerveja.
II. quando Jorge escutou Zé e João caçoando do Vasco e compreendeu aquilo como uma ofensa a sua pessoa, o paciente parece ter apresentado uma alteração do juízo de realidade ou um delírio, conforme Dalgalarrondo.
III. os tios com transtorno bipolar são mera coincidência uma vez que este transtorno e a Esquizofrenia não têm relação familiar entre si.

Está correto o que se afirma em
Alternativas