“Moçambique está entre aquele punhado de países que sofre t...
“Moçambique está entre aquele punhado de países que sofre tanto a desertificação quanto a elevação do nível do mar. Grandes inundações ocorreram em 2001, 2007, 2008, 2010 e 2012. O país teve relativo sucesso no reassentamento de sua população deslocada pelo clima, mas, segundo relatório dos pesquisadores das Naçoes Unidas, embora o reassentamento salve os deslocados do perigo das graves enchentes, este pode levar a outras dificuldades ambientais, sociais e econômicas”. SASSEN, S. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016. p.73
Além dos graves problemas enfrentados pelas inundações citadas acima, em março de 2019 o ciclone Idai atingiu Moçambique, Zimbábue e o Malauí, provocando um dos maiores desastres ambientais e humanos da região, sendo Moçambique o país mais atingido. Analisando a história de Moçambique, percebe-se que, desde o século XVI, Portugal constituiu feitorias exercendo um relativo domínio sobre porções do território moçambicano e, com a Conferência de Berlim (1884), ele passou a efetivamente ocupar Moçambique, que se torna independente apenas em 1975.
Assim a história de Moçambique e suas condições de subdesenvolvimento perpassam pelo neocolonialismo e o imperialismo europeu, além dos conflitos armados vivenciados ao longo do século XX, contexto repetido pela maior parte das nações africanas. Sobre o contexto social, político e econômico do continente africano assinale abaixo a alternativa correta: