Os benzodiazepínicos atuam seletivamente nos receptores GAB...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674876 Farmácia
Segundo o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, no ano de 2018, os brasileiros compraram mais de 56,6 milhões de caixas de medicamentos para a ansiedade e para dormir. Na lista entre os mais prescritos pelos médicos, aparecem alprazolam, flunitrazepam e zolpidem, entre outros.

Acerca da classe farmacológica dos benzodiazepínicos, julgue os itens a seguir. 
Os benzodiazepínicos atuam seletivamente nos receptores GABA-A, mediando a transmissão sináptica inibitória por meio do sistema nervoso central. Os benzodiazepínicos aumentam a resposta do GABA, que ativa e facilita a abertura dos canais de K+.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Facilitam a abertura de canais de CLORETO!

Os fármacos pertencentes a classe dos BZD ligam-se a sítio do canal de cloro que funciona como o receptor GABA, mas não ao local de ligação do GABA propriamente dito. Quando se ligam ao receptor, facilitam a ação inibitória do GABA na transmissão neuronal

Os benzodiazepínicos atuam seletivamente nos receptores GABA-A, mediando a transmissão sináptica inibitória por meio do sistema nervoso central. Os benzodiazepínicos aumentam a resposta do GABA, que ativa e facilita a abertura dos canais de Cl-.

Complementando: BENZODIAZEPÍNICOS - Receptores GABAa - GABAb (Ionotrópicos - influxo de Cl- Resistência a despolarização da célula - mantém uma diminuição da atividade neuronal) Aumenta a afinidade do GABA pelo RECEPTOR

Diferente dos BARBITÚRICOS - Que agem diretamente nos canais, promovendo o influxo de Cl-

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo