Após acidente automobilístico, um paciente foi submetido à u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: MS CONCURSOS Órgão: GHC-RS
Q1237608 Fisioterapia
Após acidente automobilístico, um paciente foi submetido à uma cirurgia para corrigir uma amputação traumática em membro inferior direito. Sabe-se que quanto maior o braço de alavanca para os movimentos melhor será o processo de reabilitação desse paciente. 
Diante disso, no que se refere ao nível de amputação mais distal para o paciente em questão, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Transtibial.

Vamos entender o contexto da questão. O tema principal aqui é a reabilitação após uma amputação traumática de membro inferior, levando em consideração o conceito de braço de alavanca. Em termos de biomecânica do corpo humano, o braço de alavanca refere-se à distância entre o ponto de aplicação de uma força e o eixo de rotação associado. Quanto maior o braço de alavanca, mais eficiente pode ser a aplicação de forças, o que é crucial para a reabilitação eficaz após amputações.

No contexto específico das amputações, quanto mais distal for o nível de amputação, melhor será o braço de alavanca disponível para os movimentos, facilitando a reabilitação. A amputação transtibial (abaixo do joelho) é considerada a mais benéfica nesse sentido, pois preserva a articulação do joelho, oferecendo um braço de alavanca considerável e facilitando a adaptação a próteses e a reabilitação funcional.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Desarticulação do joelho: Este nível de amputação envolve a remoção do membro na articulação do joelho, resultando em um braço de alavanca menor comparado à amputação transtibial. Isso pode tornar a reabilitação mais desafiadora.

B - Transcarpal: Esta é uma amputação do membro superior, especificamente no nível do carpo (punho), o que não é relevante para o membro inferior envolvido na questão. Portanto, não se aplica ao contexto.

D - Hemipelvectomia: Este é um tipo de amputação que remove parte da pelve, junto com o membro inferior. É uma das amputações mais radicais e complexas, com um impacto significativo na mobilidade e na reabilitação.

E - Transfemural: Refere-se à amputação acima do joelho, removendo o fêmur. Essa amputação resulta em um braço de alavanca menor do que a amputação transtibial, tornando a reabilitação mais desafiadora em termos de controle e uso de próteses.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A letra B "transcarpal" apesar de ser o mais distal, refere-se a amputação de parte da mão o que não tem correlação com a questão.

Faça parte da nossa comunidade: https://t.me/fisioterapiaconcursos  

Siga no instagram : @profmauriciooliva

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo