O letrozol, um medicamento antagonista dos receptores estró...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674888 Farmácia
Uma paciente de 38 anos de idade, casada, com duas filhas, nota alterações na pele e no formato da própria mama direita e, ao apalpá-la, sente um caroço. Está há cerca de dois anos sem realizar acompanhamento médico, alegando falta de tempo. Faz uso de antidepressivo paroxetina há cerca de quatro anos, porém não se consulta com psiquiatra regularmente. A mãe faleceu de câncer de ovário há cerca de cinco anos. Procura orientação médica e, após realizar exames, é diagnosticada com carcinoma de mama invasivo, positivo para receptores hormonais (RH) e receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER-2).

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O letrozol, um medicamento antagonista dos receptores estrógenos, é utilizado para o tratamento de pacientes com tumores que expressam receptores hormonais.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETROZOL é um medicamento que reduz a produção de estrogênios em pacientes após a menopausa, através da inibição da enzima aromatase. O estrogênio estimula o crescimento de tumores de mama com receptores hormonais positivos, portanto o LETROZOL, por diminuir a presença deste hormônio no sangue, age contra o tumor.

ERRADO.Ele é um inibidor da aromatase, uma enzima responsável pela conversão de androgênios em estrógenos, e o letrozol atua inibindo essa enzima. Ao bloquear a atividade da aromatase, o letrozol reduz a produção de estrógeno, que é um hormônio que pode estimular o crescimento de certos tipos de tumores dependentes de hormônios, como o câncer de mama receptor hormonal positivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo