A primeira metade da década de 1980 constitui o marco inici...
A primeira metade da década de 1980 constitui o marco inicial da chamada crise da dívida externa, fenômeno crítico com impactos adversos sobre a economia brasileira que se estenderam até o início da década seguinte. Particularmente, na etapa inicial dessa crise, entre 1981 e 1983, a economia do país passou por um severo processo de ajuste dos elevados déficits do balanço de pagamentos em conta-corrente.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - O impacto positivo decorrente das expressivas desvalorizações cambiais, ocorridas entre 1979 e 1983, sobre a balança comercial brasileira, é um dos fatores responsáveis pelo ajuste do balanço de pagamentos brasileiro.
II - Um fator responsável pela correção do balanço de pagamentos em conta-corrente é o efeito decorrente do II PND sobre a ampliação das exportações de manufaturados do país, tanto em termos de valor como de participação na pauta total de produtos exportados.
III - É notável o incremento das exportações de serviços no total exportado, com destaque para os serviços de automação bancária, assistência técnica e turismo, como um fator de correção dos elevados déficits do balanço de pagamento em conta-corrente.
Está correto o que se afirma em